Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Porto e Too Good To Go lutam juntos contra desperdício alimentar

Mais de 60 estabelecimentos do Porto aderiram hoje à Too Good To Go, uma empresa dinamarquesa que luta contra o desperdício alimentar em 15 países e que permite comprar refeições com 75% de deconto através de uma aplicação móvel.

Porto e Too Good To Go lutam juntos contra desperdício alimentar
Notícias ao Minuto

16:37 - 04/02/20 por Lusa

País Desperdício alimentar

"Abrimos o mercado no Porto já com mais de 60 parceiros. A cidade do Porto e os portuenses juntam-se assim a uma nova mentalidade de consumo sustentável e de economia circular que não é apenas uma tendência, mas sim uma nova forma de estar em sociedade, que deve ser adotada por todos", disse Madalena Rugeroni, diretora geral da Too Good To Go Portugal, em conferência de imprensa hoje no Porto.

Os utilizadores escolhem o estabelecimento que mais gostam, compram a sua 'Magic Box' (Caixa Surpresa) na aplicação móvel e dirigem-se ao espaço para fazer a recolha.

O facto de ser surpresa cria uma "dinâmica especial" e uma "experiencia única", considerou a diretora geral, referindo que no Porto a lista é composta por restaurantes e pastelarias, mas que, num futuro, estima ter como parceiros supermercados, mercearias e hotéis.

"Numa região onde o desperdício ronda as 14 mil toneladas de comida todos os anos, a Too Good To Go apresenta-se como uma solução e desafia os portuenses a terem uma participação e um papel ativo nesta missão", acrescenta, revelando que entraram na cidade de Lisboa há três meses, com 18 colaboradores e, durante esse trimestre, já salvaram "18 mil refeições" de 350 estabelecimentos.

Em declarações à Lusa, Madalena Rugeroni avançou que o objetivo da empresa para este ano de 2020 é ter "75 milhões de utilizadores em todo o mundo" e pretendem trabalhar com "75 mil estabelecimentos".

"A empresa quer também lançar programas educativos, trabalhar com governos e expandir as parcerias com hotéis, supermercados, bombas de gasolina e Organização Não Governamentais (ONG), como a Refood e a CASA (Centro de Apoio aos Sem Abrigo)".

Segundo a empresa dinamarquesa, o desperdício alimentar em Portugal é na ordem de um milhão de toneladas de alimentos desperdiçados todos os anos.

Os restaurantes em Portugal mandam para o lixo diariamente 50 mil refeições e 20% do nosso lixo produzido em Portugal são produtos alimentares que poderiam ter sido consumidos.

Dados da empresa indicam que 1/3 dos alimentos produzidos a nível mundial são desperdiçados e há 800 milhões de pessoas a passar fome.

Atualmente a Too Good To Go conta com 500 empregados a lutar contra a desperdício, tem 37 mil estabelecimentos como parceiros em 15 países, 19 milhões de utilizadores a salvou 30 milhões de refeições desde 2016.

"Somos bem mais do que uma aplicação [na Internet], somos um verdadeiro movimento", concluiu Madalena Rugenori.

Para Hélder Claro, coordenador da área de Planeamento no Porto Ambiente, empresa municipal que se dedica à gestão dos resíduos e limpeza urbana, este tipo de projetos são "importantes", porque ajudam a prevenir o desperdício.

Segundo o sítio da Internet da Câmara do Porto, o município foi desafiado pela Fundação Ellen MacArthur a estudar a transição para um sistema de alimentação circular com as cidades de São Paulo (Brasil), Bruxelas (Bélgica) e Guelph (Canadá).

O envolvimento do município no estudo acontece alinhado com o Roadmap do Porto para a Economia Circular, instrumento estratégico para a afirmação da Cidade Circular até 2030. Entre as premissas surge a valorização dos bio resíduos e de vários programas e projetos levados a cabo pelos serviços municipais, empresa municipal Porto Ambiente, Lipor, entre outros.

Em 2018, o projeto Embrulha evitou, por exemplo, desperdício alimentar de 12,7 toneladas de comida, contribuindo para a emissão de menos 2,67 toneladas de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório