Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Condicionar trânsito na Baixa? PCP diz ser "interessante" mas tem dúvidas

A vereação do PCP na Câmara de Lisboa considera "interessante" a intenção da autarquia de condicionar o trânsito na zona da Baixa-Chiado, mas tem dúvidas se será suficiente para resolver o problema da qualidade do ar da cidade.

Condicionar trânsito na Baixa? PCP diz ser "interessante" mas tem dúvidas
Notícias ao Minuto

16:48 - 03/02/20 por Lusa

País PCP

"Eu acho que isto é uma medida interessante, mas não sei se isto é uma medida que resolve o problema da qualidade do ar da cidade", afirmou a vereadora comunista Ana Jara, em declarações à agência Lusa.

A eleita disse estar expectante com a proposta da autarquia, remetendo uma posição favorável ou desfavorável para depois de conhecer mais detalhes do projeto.

Notando que o plano não foi dado a conhecer pela câmara (PS) aos vereadores da oposição, Ana Jara referiu que o PCP não sabe qual a estratégia do município, designadamente como é que a Zona de Emissões Reduzidas (ZER) vai ser implementada e se será expandida para outras zonas da capital.

"Ele [plano] não nos foi apresentado. Não temos ainda opinião formada. Nós temos algumas questões em relação ao planeamento da cidade", declarou, acrescentando que é preciso "olhar para a cidade como um todo" e não apenas para a qualidade do ar do centro.

"Nós não comentamos só política para o centro da cidade. Temos de ver isto numa perspetiva alargada", reiterou Ana Jara.

Os eleitos comunistas pretendem ter acesso à proposta de modo a perceber os seus fundamentos e verificar se esta é uma medida sustentada.

Ana Jara afirmou ainda que esta decisão, motivada por questões ambientais, está a ser tomada ao mesmo tempo que são tomadas outras medidas "que são contraditórias" e afetam a qualidade do ar, referindo o Terminal de Cruzeiros e a expansão do Aeroporto Humberto Delgado.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina (PS), apresentou na sexta-feira a nova Zona de Emissões Reduzidas (ZER) Avenidas/Baixa-Chiado, que prevê que o trânsito automóvel nessa área passe a ser exclusivo para residentes, portadores de dístico e veículos autorizados, entre as 06:30 e as 00:00, a partir do verão.

A ZER abrange parte das freguesias de Santa Maria Maior, Misericórdia e Santo António, sendo delimitada a norte pela Calçada da Glória, Praça dos Restauradores e Praça do Martim Moniz, e a sul pelo eixo formado pelo Cais do Sodré, Rua Ribeira das Naus, Praça do Comércio e Rua da Alfândega.

Esta zona de emissões reduzidas é delimitada a nascente pela Rua do Arco do Marquês de Alegrete, Rua da Madalena e Campo das Cebolas, e a poente pela Rua do Alecrim, Rua da Misericórdia, Rua Nova da Trindade e Rua de São Pedro de Alcântara.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório