Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Há novas regras de acesso e circulação para veículos na Baixa de Lisboa

O autarca Fernando Medina apresentou esta sexta-feira a Zona de Emissões Reduzidas (ZER) Avenida da Liberdade/Baixa-Chiado.

Há novas regras de acesso e circulação para veículos na Baixa de Lisboa
Notícias ao Minuto

12:56 - 31/01/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Lisboa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, apresentou, esta sexta-feira, a Zona de Emissões Reduzidas (ZER) Avenida da Liberdade/Baixa-Chiado, que pretende combater a poluição atmosférica naquela zona da cidade.

O trânsito automóvel nas zonas da Avenida da Liberdade e da Baixa-Chiado, em Lisboa, passará a ser exclusivo para residentes, portadores de dístico e veículos autorizados, entre as 06h30 e as 00h00, a partir do verão, anunciou Fernando Medina.

Neste horário não poderão circular veículos com mais de 7,5 toneladas, exceto pesados de passageiros autorizados, viaturas de higiene urbana e veículos de emergência.

Com exceção de veículos de residentes e de cidadãos com mobilidade reduzida, é também proibida a circulação de viaturas anteriores ao ano de 2000.

Trata-se de uma "transformação com enorme significado", uma vez que cerca de 40 mil automóveis vão deixar de poder aceder a esta zona.

Vai ainda existir uma "redução de cerca de 60% dos lugares de estacionamento de rotação na Avenida da Liberdade", anunciou Medina. 

Segundo a Câmara, esta ZER vai restringir "as regras de acesso e de circulação rodoviária no centro histórico da cidade, de acordo com critérios ambientais".

ZER abrange parte das freguesias de Santa Maria Maior, Misericórdia e Santo António, sendo delimitada a norte pela Calçada da Glória, Praça dos Restauradores e Praça do Martim Moniz, e a sul pelo eixo formado pelo Cais do Sodré, Rua Ribeira das Naus, Praça do Comércio e Rua da Alfândega.

A transmissão foi feita em direto no Facebook da Câmara Municipal de Lisboa. Pode vê-la em baixo na íntegra.

Ontem à noite, Fernando Medina colocou no Twitter uma publicação sobre a ZER. "E se #Lisboa fosse assim?", questiona colocando uma maquete de uma rua da Baixa da cidade sem veículos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório