Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Tragédia na Chamusca. Três mortos, um ferido grave e causas por apurar

Pai, dois filhos e um funcionário caíram numa fossa de uma exploração pecuária. O filho mais novo sobreviveu, as restantes vítimas morreram por terem ficado soterradas.

Tragédia na Chamusca. Três mortos, um ferido grave e causas por apurar
Notícias ao Minuto

22:32 - 01/02/20 por Filipa Matias Pereira

País Santarém

Três pessoas morreram e uma ficou gravemente ferida, na tarde deste sábado, depois de terem caído e ficado soterradas numa fossa pecuária na Herdade da Galega, em Chamusca, distrito de Santarém. Fonte dos bombeiros, em declarações aos jornalistas, detalhou os pormenores de um caso que irá agora ser investigado pela Polícia Judiciária.

Pelas 15h33 as autoridades recebiam o alerta e encaminhavam para o local cerca de 30 operacionais de várias corporações da região. À chegada ao teatro de operações, uma das vítimas - um jovem de 20 anos, filho do dono da exploração pecuária - já tinha sido retirada da fossa pelas pessoas que estavam no local e foi transportado para o Hospital de Santarém em estado considerado grave.

Ao longo de cerca de cinco horas, os operacionais, devidamente equipados para evitar a inalação de gases, removeram os excrementos dos animais da fossa que tem cerca de seis metros de profundidade e dois de diâmetro.

Só depois de esvaziada a fossa é que os bombeiros conseguiram remover as vítimas, já cadáveres. Trata-se do dono da Herdade, um homem de 50 anos, outro dos seus filhos, de 30 anos, que vivia no Brasil e estava de férias em Portugal, e um funcionário de 34 anos.

Os corpos serão agora encaminhados para o Instituto de Medicina Legal de Santarém, onde irão ser realizadas as autópsias. Porém, acredita o porta-voz dos bombeiros que estiveram no local, os óbitos deverão ter sido motivados por inalação de gases, nomeadamente dióxido de carbono.

Para além dos bombeiros, estiveram no local uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação e uma equipa de psicólogos do INEM.

Por apurar estão ainda as causas do incidente, sendo que a Polícia Judiciária foi encaminhada para a Herdade para investigar a situação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório