Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Governo falha pagamento de salários a professores de Ensino Especial

Alguns estabelecimentos de ensino, que recebem alunos com necessidades educativas especiais, estão desde Setembro à espera de que o Ministério da Educação pague a verba contratualizada no início do ano lectivo. A situação é denunciada à Rádio Renascença por responsáveis de escolas onde a situação se verifica e impede, por exemplo, o pagamento dos salários aos professores do Ensino Especial.

Governo falha pagamento de salários a professores de Ensino Especial
Notícias ao Minuto

10:28 - 03/12/13 por Notícias Ao Minuto

País Educação

A Rádio Renascença avança, esta terça-feira, que há professores do Ensino Especial com salários em atraso porque o Ministério da Educação ainda não pagou as verbas contratualizadas com os estabelecimentos que recebem alunos com necessidades educativas especiais.

Pelo menos quatro escolas, duas em Lisboa e duas no Porto, estão nesta situação desde o início do ano lectivo.

A directora Manuela Aguiar do Externato Ana Sullivan, um estabelecimento particular de educação especial, conta à Rádio Renascença que o Ministério da Educação devia “ter pago no fim do mês de Setembro, de Outubro e de Novembro as mensalidades dos 20 alunos que nos enviou” mas “até agora não foi paga nenhuma verba”, que corresponde actualmente a cerca de 40 mil euros.

A situação tem sido contornada “com sacrifícios enormíssimos que decorrem de alguns trabalhadores não estarem a receber salário, aqueles que voluntariamente disseram que podiam aguardar até ao fim do mês de Dezembro”, o que permite pagar “o transporte e alimentação a estes alunos”.

Em Matosinhos, na Escola Novos Rumos, a situação é idêntica, revela na antena da Rádio Renascença a directora Virgínia Varizo: “Estamos a dever vencimentos aos professores e recorremos à Banca para pagar alguns meses. O Ministério da Educação não nos paga desde Setembro, já fizemos imensos telefonemas mas ninguém [no gabinete de Nuno Crato] sabe explicar porque ainda não foi pago”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório