Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Morreu o gestor de conta de Isabel dos Santos no EuroBic

Nuno Ribeiro da Cunha tinha sido constituído arguido, na quarta-feira, em Angola. A Polícia Judiciária afasta "intervenção de terceiros" na morte do gestor da empresária angolana.

Morreu o gestor de conta de Isabel dos Santos no EuroBic
Notícias ao Minuto

10:58 - 23/01/20 por Notícias ao Minuto

País EuroBic

O gestor de conta de Isabel dos Santos no EuroBic, Nuno Ribeiro da Cunha, apareceu morto, na quarta-feira à noite, na zona do Restelo, no mesmo dia em que foi constituído arguido em Angola. A informação foi avançada pelo Jornal Económico e confirmada pelo Notícias ao Minuto junto de fonte do banco. Ao que tudo indica, ter-se-á tratado de suicídio. 

"O EuroBic tem conhecimento de que Nuno Ribeiro da Cunha foi encontrado morto, no entanto não há nenhuma outra informação disponível, já que se trata de uma questão do âmbito familiar", disse fonte do EuroBic, ao Notícias ao Minuto. 

Contactada pelo Notícias ao Minuto, também a PSP de Lisboa confirma que foi chamada para um alerta de suicídio na zona do Restelo, na quarta-feira à noite, por volta das 22h00. No local estiveram ainda operacionais dos bombeiros, bem como elementos da Polícia Judiciária.

Entretanto, em comunicado enviado às redações, a PSP detalha que Nuno Ribeiro da Cunha "terá cometido suicídio na garagem, pelo método de enforcamento, confirmando-se o óbito após manobras de reanimação por parte dos meios de socorro", pode ler-se.

De recordar que Nuno Ribeiro da Cunha tinha sido já encontrado com ferimentos graves num cenário de aparente tentativa de suicídio no dia 7 de janeiro.

De referir que foi este gestor quem validou as transferências da conta da Sonangol no EuroBic para o Dubai, já depois de a empresária angolana ter sido exonerada do cargo que exercia na petrolífera, de acordo com os documentos revelados pelo Luanda Leaks. 

Além de Nuno Ribeiro da Cunha, Isabel dos Santos e outras personalidades foram também constituídas arguidas no âmbito do mesmo processo. O procurador-geral da República de Angola, Helder Pitta Grós, afirmou que o processo de inquérito aberto na sequência de uma denúncia do presidente do conselho de administração da Sonangol, Carlos Saturnino, já foi transformado em processo-crime. 

PJ afasta "intervenção de terceiros" na morte de diretor do EuroBic

O diretor nacional da PJ, Luís Neves, afirmou ao início da tarde desta quinta-feira que os elementos recolhidos pela Judiciária sobre a morte do diretor do private banking do EuroBic, arguido no caso Luanda Leaks, "apontam para que não haja intervenção de terceiros".

Recorde-se que no passado dia 7 de janeiro, a GNR foi alertada para uma alegada tentativa de suicídio, no interior de uma habitação, em Vila Nova de Milfontes, onde foi encontrado um homem ferido com gravidade.

Por haver suspeita de tentativa de homicídio, a GNR contactou a Polícia Judiciária de Portimão, que esteve no local e estava a investigar o caso. Hoje, o Ministério Público confirmou à Lusa que o homem era Nuno Ribeiro da Cunha e, mais tarde, soube-se que foi encontrado morto na sua residência no Restelo, em Lisboa. Terá posto termo à vida.

[Notícia atualizada às 17h33]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório