Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Petição por estatuto para enfermeiros com 14.000 assinaturas

Mais de 14.000 pessoas assinaram uma petição pelo estatuto oficial da profissão de desgaste rápido e atribuição de subsídio de risco, pelo que o tema será levado a debate na Assembleia da República.

Petição por estatuto para enfermeiros com 14.000 assinaturas
Notícias ao Minuto

21:00 - 22/01/20 por Lusa

País profissão de desgaste

Eduardo Bernardino, enfermeiro no Serviço de Urgência do Hospital Garcia de Orta, salientou à Lusa que sendo precisas apenas 4.000 assinaturas para o assunto subir a plenário, em cinco dias foram conseguidas exatamente 14.322 assinaturas.

Segundo os promotores da iniciativa, num comunicado divulgado hoje, as 14.000 assinaturas foram conseguidas em cinco dias e na terça-feira a petição já foi entregue na Assembleia da República.

"Constatámos com esta petição que os enfermeiros e a população em geral apoiam na totalidade a regulamentação desta medida", dizem os responsáveis, que divulgam também muitas dezenas de comentários que receberam na petição. E dizem também que contam com "total apoio" do Sindicato dos Enfermeiros.

Os promotores da petição defendem, no texto do documento, que também no dia a dia dos enfermeiros estão presentes o stress e as condições de trabalho adversas, características que são comuns a outras profissões já com subsídio de risco, como os pilotos e controladores aéreos, mineiros, pescadores, polícias, trabalhadores de 'call-center' e desportistas profissionais.

Recordam os promotores que os enfermeiros desenvolvem uma atividade "cujas condições de trabalho são precárias e cuja remuneração pode e deve ser atualmente considerada baixa, podendo induzir-se assim um forte desgaste emocional".

Lembram ainda que os enfermeiros trabalham por turnos, "muitas vezes de noite para dormir de dia, sem padrão de sono regular", que são poucos para o que é exigido, que o absentismo "aumentou exponencialmente na profissão", o que obriga, muitas vezes, a "turnos consecutivos de 16 horas".

Os autores da petição recordam ainda que "os enfermeiros são os profissionais mais agredidos no setor da Saúde" e sublinham que 60,2% já foram agredidos fisicamente e 95,6% verbalmente, no seu local de trabalho, citando alguns estudos.

Para que a petição seja levada a plenário da Assembleia da República, segundo a lei, são necessárias pelo menos 4.000 assinaturas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório