Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

PSP proibe gozo de férias, folgas e créditos horários em dia de protestos

Vários comandos da PSP estão a proibir todo o efetivo policial de gozo de férias, folgas e créditos horários para 21 de janeiro, dia em que os polícias têm marcado vários protestos, "por conveniência de serviço".

PSP proibe gozo de férias, folgas e créditos horários em dia de protestos
Notícias ao Minuto

16:56 - 17/01/20 por Lusa

País PSP

Numa ordem de serviço, a que agência Lusa teve acesso e datada de 16 de janeiro, a PSP justifica "a impossibilidade do gozo de férias, folgas e créditos horários" com a comparência de "um número significativo de manifestantes" nas várias ações de protestos das forças de segurança e com a "necessidade de assegurar um policiamento ajustado".

A Polícia de Segurança Pública considera também que "o dispositivo de segurança a implementar no policiamento aos protestos não deverão condicionar o cumprimento das demais missões", nomeadamente ao nível da "garantia da segurança, ordem e tranquilidade públicas e resposta a solicitações".

Na ordem de serviço, a PSP determina "a impossibilidade" de gozo de créditos horários e de faltas por conta do período de férias por parte do todo o efetivo, bem como o gozo de férias aos elementos das Equipas de Intervenção Rápidas e Equipas de Prevenção e Reação Imediata.

Fonte policial disse à Lusa que esta ordem serviço foi distribuída pelos efetivos dos comandos de Lisboa, Porto, Braga, Faro e Setúbal.

Sete sindicatos da PSP e a Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR) vão realizar, na próxima terça-feira, concentrações em frente ao estádio de Braga, onde vai decorrer a 'Final Four' da Taça da Liga em futebol, em frente do Ministério das Finanças, em Lisboa, e em Faro.

Nesse mesmo dia, o Movimento Zero, um movimento social inorgânico criado em maio de 2019 por elementos da PSP e da GNR e bastante visível na manifestação de novembro, vai realizar concentrações em todos os aeroportos portugueses, que se vão estender por vários dias.

Entre as reivindicações da classe policial e militar da GNR estão o pagamento do subsídio de risco, a atualização salarial e dos suplementos remuneratórios, o aumento do efetivo e mais e melhor equipamento de proteção pessoal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório