Madeira convida Marcelo Rebelo de Sousa a visitar Convento de Santa Clara

O Governo da Madeira vai convidar o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a visitar as obras em curso no Convento de Santa Clara, no Funchal, durante as celebrações do Dia de Portugal, anunciou hoje Miguel Albuquerque.

Greve dos motoristas? “Neste momento não vou tomar posição nenhuma”

© Global Imagens

Lusa
14/01/2020 12:25 ‧ 14/01/2020 por Lusa

País

Marcelo Rebelo de Sousa

"Se o senhor Presidente tiver ocasião, gostaria que ele visitasse esta obra, porque é, de facto, uma das obras mais importantes que estão a decorrer no país de reabilitação do nosso património histórico", afirmou o líder do executivo, o social-democrata Miguel Albuquerque.

Este ano, as comemorações do 10 de Junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas - decorrem na Região Autónoma da Madeira, sendo que a cerimónia principal terá lugar na Avenida do Mar, a mais emblemática artéria marginal da cidade do Funchal.

O chefe do executivo regional deslocou-se hoje ao Convento de Santa Clara, no centro da capital madeirense, onde decorrem trabalhos de beneficiação e reabilitação total do complexo, orçadas em 1,2 milhões de euros.

"É uma obra muito importante, uma obra que dignifica a Madeira e dignifica o país", sublinhou Albuquerque, lembrando que o Convento de Santa Clara é um edifício classificado como monumento nacional desde 1940.

A primeira fase da empreitada, que deverá ficar concluída em 2021, visa a recuperação das áreas visitáveis, nomeadamente igreja, coro alto e antecâmaras, salas de exposição, capelas, área de reserva, claustro e portaria.

O Convento de Santa Clara é o único na Madeira datado do século XV (a construção teve início em 1492), sendo uma das casas religiosas mais importantes a nível nacional naquela época e contém, no seu espólio, pinturas, esculturas, azulejos, talha, mobiliário, elementos construtivos e decorativos únicos.

A segunda fase das obras irá incidir na conservação e restauro do património artístico, móvel e integrado, do qual se destacam as pinturas, esculturas, talhas e azulejaria.

Numa terceira fase, a intervenção consistirá em dotar o edifício de um percurso visitável.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas