Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Espero que portugueses sejam solidários com Banco Alimentar"

A presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, Isabel Jonet, mostrou-se esperançada que a recolha de alimentos a decorrer hoje e no domingo nos supermercados de todo o país supere campanhas anteriores.

"Espero que portugueses sejam solidários com Banco Alimentar"
Notícias ao Minuto

14:04 - 30/11/13 por Lusa

País Isabel Jonet

No início de junho deste ano, os Bancos Alimentares recolheram 2.445 toneladas de alimentos, menos 195 do que em maio de 2012, mas Isabel Jonet afirmou à Lusa que tem "imensa esperança de que os portugueses sejam solidários e contribuam com o mesmo valor ou superem" as campanhas anteriores.

"Primeiro, porque é Natal e as pessoas estão mais sensíveis. Segundo, porque há mais necessidades e as pessoas sentem as dificuldades cada vez mais perto de si, portanto, na campanha [de hoje] tenho a certeza que vamos superar as quantidades porque há mais pessoas que precisam", disse Isabel Jonet, ainda sem dados sobre a recolha de hoje.

Neste fim de semana, os Bancos Alimentares Contra a Fome realizam uma campanha de recolha de alimentos em 1.895 supermercados, com 40 mil voluntários em 20 regiões do país

Até 08 de dezembro, decorrerá a campanha "Ajuda Vale", estando disponíveis nas caixas dos supermercados com um código de barras específico para os produtos destinados aos Bancos Alimentares.

Está ainda disponível a doação de alimentos pela internet, que permite a participação na campanha de pessoas que habitualmente não se deslocam ao supermercado ou que residam fora de Portugal, nomeadamente os emigrantes.

A campanha realiza-se numa altura em que os Bancos Alimentares, segundo Isabel Jonet, "têm mais pedidos de ajuda e menos produtos para entregar".

De acordo com a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, em 2012 foram apoiadas 2.221 instituições de solidariedade, que entregaram os produtos alimentares a mais de 389.200 pessoas, sob a forma de cabazes de alimentos ou refeições confecionadas, num total de 28.323 toneladas de alimentos (com o valor estimado de 39.651 milhões de euros), uma média diária de 113 toneladas por dia útil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório