Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Roteiro promove ligação dos alunos ao território de Odemira

A Câmara de Odemira, no Alentejo, vai lançar junto da comunidade escolar um roteiro com uma oferta diversificada de atividades lúdico didáticas nas áreas científicas para promover a ligação dos alunos ao território, foi hoje divulgado.

Roteiro promove ligação dos alunos ao território de Odemira
Notícias ao Minuto

15:29 - 17/12/19 por Lusa

País Odemira

O Roteiro "Mira a Terra" propõe uma aprendizagem das áreas científicas "fora do contexto formal de sala de aula" e inclui atividades gratuitas para os alunos dos vários ciclos de ensino, desde o pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos até ao ensino secundário e profissional, com o objetivo de "diversificar a oferta de experiências que os alunos têm ao longo do seu percurso escolar".

De acordo com o município de Odemira, no distrito de Beja, as atividades do projeto-piloto serão desenvolvidas, durante o ano letivo, consoante o local de intervenção, sendo propostas áreas temáticas que passam pela aplicação da ciência nas atividades económicas e sociais, exploração do território e dos seus valores naturais, a conservação da natureza e a educação ambiental.

"Pretende-se que os alunos relacionem os conteúdos teóricos com a realidade envolvente, ao mesmo tempo que se tornam mais conscientes e sensibilizados para a região onde vivem e para a importância e singularidade dos seus valores naturais", referiu a autarquia em comunicado.

No roteiro, dinamizado pelo Grupo de Ciências Experimentais do Território do Projeto OdeTE -- Odemira Território Educativo, serão também enquadradas atividades do programa Bandeira Azul da Europa, estando as inscrições abertas entre até ao dia 10 de janeiro de 2020.

O projeto OdeTE, promovido pelo município e cofinanciado por fundos comunitários, no âmbito do programa Alentejo 2020, pretende "construir Odemira como território educativo, aberto e inclusivo, através da integração da comunidade escolar com os agentes locais".

Além da promoção do sucesso escolar, através do trabalho em rede, a iniciativa dinamiza igualmente "o fortalecimento da relação entre os pares e o crescimento da atratividade da escola", segundo o município.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório