Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Ana Rita Cavaco inicia hoje segundo mandato como Bastonária

Ana Rita Cavaco toma hoje posse como bastonária da Ordem dos Enfermeiros, naquele que será o seu segundo mandato, depois de quatro anos em que as relações com o Ministério da Saúde foram marcadas por tensão.

Ana Rita Cavaco inicia hoje segundo mandato como Bastonária
Notícias ao Minuto

06:15 - 13/12/19 por Lusa

País Enfermeiros

Ana Rita Cavaco foi reeleita no dia 6 de novembro com 68,3% dos votos, naquela que foi a "maior votação de sempre" em atos eleitorais da Ordem, triplicando o número de votantes em relação às eleições de 2015.

No dia da reeleição, a bastonária considerou que a votação mostrou que "são os enfermeiros que mandam na sua casa".

Durante o seu primeiro mandato, Ana Rita Cavaco denunciou várias vezes situações de desgaste ou insuficiências no Serviço Nacional de Saúde, tendo mostrado o seu apoio aos enfermeiros que realizaram as greves cirúrgicas em blocos operatórios.

As suas manifestações públicas de crítica ao Governo e de apoio a enfermeiros em greve ou em protesto valeram-lhe ainda uma sindicância feita pela Inspeção-geral das Atividades em Saúde e determinada pela ministra da Saúde, Marta Temido.

A tomada de posse de Ana Rita Cavaco e restantes órgãos sociais da Ordem para o período 2020 -- 2023 decorre hoje ao início da tarde em Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório