Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Ana perdeu a bebé às 30 semanas. Ordem abre processos a cinco obstetras

Ana Santos perdeu o bebé às 30 semanas de gravidez e acusa de negligência cinco médicas do Hospital de Aveiro.

Ana perdeu a bebé às 30 semanas. Ordem abre processos a cinco obstetras
Notícias ao Minuto

16:30 - 06/12/19 por Melissa Lopes

País Hospital

Em março do ano passado, aos seis meses e meio de uma gravidez de risco, Ana Santos perdeu a bebé, depois de ter estado internada no Hospital de Aveiro.

Ao fim de três dias de internamento, a mulher foi transferida para o Hospital de Coimbra, onde a bebé acabaria por morrer.

“Podiam ter evitado que ela tivesse falecido. De acordo com a autópsia, a minha filha estava bem, eu é que não. Ela já não tinha condições para estar na minha barriga”, queixa-se Ana, em declarações à SIC Notícias.

Ana apresentou queixa contra um enfermeira e as cinco médicas obstetras que a acompanharam no internamento. Além disso apresentou uma reclamação no Hospital de Aveiro que abriu um inquérito interno e entregou outra queixa crime no Ministério Público de Aveiro, ainda sem resposta. E apresentou também uma queixa na Ordem dos Médicos.

“Só queria que as responsabilidades fossem apuradas e as pessoas que realmente causaram esta situação, e continuam infelizmente a causar, parem de exercer”, afirma, dando conta de um outro caso apenas oito meses depois do seu.

O Conselho Disciplinar Regional do Centro confirma que instaurou os processos disciplinares às médicas que têm agora 30 dias para se pronunciarem sobre a acusação.

“O meu coração vai ter sempre um vazio. É uma filha que não tenho e que nunca vou ver crescer por causa deles”, desabafa.

Ana Santos está novamente grávida. Agora, está a ser acompanhada por médicos de diferentes especialidades nos hospitais da Universidade de Coimbra, estando o parto previsto para maio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório