Meteorologia

  • 08 DEZEMBRO 2019
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Edição

Há cada vez menos pessoas a procurar manuais escolares na internet

Em dois anos, a procura por manuais escolares na plataforma OLX caiu 211%.

Há cada vez menos pessoas a procurar manuais escolares na internet

Cada vez há menos pessoas a comprar manuais escolares em plataformas de comércio online, como é o caso do OLX.

O mais recente estudo sobre a procura por estes manuais naquela plataforma mostra que, desde 2017, houve um decréscimo de 211%.

"Este estudo apenas confirma algo que se previa desde a entrada em vigor do decreto-lei que tornou gratuitos os manuais escolares para praticamente todos os alunos do ensino obrigatório", refere Andreia Pacheco, Brand Manager do OLX em Portugal.

Em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto lê-se que também no que à oferta diz respeito se registam números decrescentes: enquanto em 2018 havia um total de 517.016 anúncios, este ano o valor baixou para 423.950, o que representa uma queda de 22%.

"O OLX era uma das principais alternativas para as famílias que queriam poupar algum dinheiro na aquisição destes produtos, mas agora, com a gratuidade dos mesmos, é natural que a procura tenha uma quebra acentuada", admite a responsável.

No entanto, Andreia Pacheco sublinha que é "impressionante" que, "apesar desta condicionante óbvia", ainda se continua a "registar números muito interessantes, tanto ao nível da oferta como da procura, nesta categoria, sobretudo nos centros urbanos".

Geograficamente falando, destaque para o facto de Lisboa, Porto e Setúbal serem os distritos com mais procura e os de Castelo Branco, Beja e Portalgre com menos registos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório