Um homem de 57 anos foi detido esta quinta-feira, dia 7 de novembro, pela Guarda Nacional Republicana pelo crime de tráfico e mediação de armas, no concelho de Vila Nova de Cerveira. Foi ainda apreendido material explosivo pirotécnico.
Na sequência de um processo que decorre há cerca de 5 meses, o Núcleo de Investigação Criminal fez diligências "apurando que o referido indivíduo, alegadamente, procede ao acondicionamento e manuseamento de material explosivo de elevada instabilidade - pólvoras - sem qualquer tipo de condições de segurança", bem como "ao fabrico e posterior venda ilegais de artefactos pirotécnicos artesanais a partir de casa e dos paióis de uma antiga e devoluta fábrica de pirotecnia", revela a GNR em comunicado enviado às redações.
No cumprimento de dois mandados de busca, "os militares efetuaram a detenção do arguido" e apreenderam 250 quilos de pólvora, 2524 bombetas, 1717 foguetes, 262 balonas, 150 petardos, 83 motores, 8 candelas, 10 metros de cordão detonante lento, 10 metros de cordão detonante rápido e outros materiais utilizados para o fabrico de artefactos pirotécnicos.
Tendo em conta "o grau de perigosidade e instabilidade dos materiais apreendidos, bem como a elevada quantidade", a operação foi apoiada por uma Equipa de Inativação de Explosivos. Foi efetuada a destruição controlada e em segurança dos materiais no local.
Quanto ao detido, este será presente na sexta-feira ao Juiz de Instrução Criminal para aplicação da medida de coação tida por adequada.