Meteorologia

  • 12 NOVEMBRO 2019
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 18º

Edição

GNR apreende material explosivo pirotécnico. Há um detido

Material foi destruído em segurança. Homem de 57 anos vai ser presente ao Juiz.

Um homem de 57 anos foi detido esta quinta-feira, dia 7 de novembro, pela Guarda Nacional Republicana pelo crime de tráfico e mediação de armas, no concelho de Vila Nova de Cerveira. Foi ainda apreendido material explosivo pirotécnico. 

Na sequência de um processo que decorre há cerca de 5 meses, o Núcleo de Investigação Criminal fez diligências "apurando que o referido indivíduo, alegadamente, procede ao acondicionamento e manuseamento de material explosivo de elevada instabilidade - pólvoras - sem qualquer tipo de condições de segurança", bem como "ao fabrico e posterior venda ilegais de artefactos pirotécnicos artesanais a partir de casa e dos paióis de uma antiga e devoluta fábrica de pirotecnia", revela a GNR em comunicado enviado às redações

No cumprimento de dois mandados de busca, "os militares efetuaram a detenção do arguido" e apreenderam 250 quilos de pólvora, 2524 bombetas, 1717 foguetes, 262 balonas, 150 petardos, 83 motores, 8 candelas, 10 metros de cordão detonante lento, 10 metros de cordão detonante rápido e outros materiais utilizados para o fabrico de artefactos pirotécnicos.

Tendo em conta "o grau de perigosidade e instabilidade dos materiais apreendidos, bem como a elevada quantidade", a operação foi apoiada por uma Equipa de Inativação de Explosivos. Foi efetuada a destruição controlada e em segurança dos materiais no local

Quanto ao detido, este será presente na sexta-feira ao Juiz de Instrução Criminal para aplicação da medida de coação tida por adequada. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório