Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

"Sabe o que é a Aquaplanagem?" A GNR ajuda e deixa conselhos

Guarda Nacional Republicana explica o que deve fazer para andar mais seguro na estrada.

"Sabe o que é a Aquaplanagem?" A GNR ajuda e deixa conselhos
Notícias ao Minuto

07:58 - 05/11/19 por Notícias Ao Minuto

País Segurança Rodoviária

"Sabe o que é a Aquaplanagem?" É este o ponto de partida para a mais recente explicação da Guarda Nacional Republicana (GNR) no Facebook. A força de segurança deixa ainda conselhos sobre o que deve fazer para andar mais seguro na estrada nestas condições.

A aquaplanagem ou hidroplanagem, é também conhecida com lençol de água ou aquaplaning e "acontece quando a água acumula à frente dos pneus mais rapidamente do que o peso do seu veículo é capaz de a deslocar", explica a GNR na rede social.

Deste modo, a água provoca uma certa pressão por baixo do pneu, e é criada "uma camada fina de água entre a borracha e a superfície da estrada".

A Guarda Nacional Republicana adverte que isto faz com que os "pneus percam a aderência" - e faz com que não viaje em completa segurança.

A GNR aconselha:

  • Verifique os seus pneus e a pressão dos mesmos com regularidade. Se a pressão do pneu for diferente da pressão recomendada, existe um aumento do risco de aquaplaning;
  • Verifique o desgaste e a profundidade das estrias do seu pneu. Quanto maior for a profundidade das estrias dos pneus, maior a aderência e menor o risco de aquaplanagem;
  • Reduza a sua velocidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório