Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Violência doméstica e absentismo escolar preocupam Estarreja

A violência doméstica e o absentismo escolar preocupam a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Estarreja, cuja presidente, Isabel Pinto, considerou hoje ser essencial prevenir situações que afetem o desenvolvimento dos menores.

Violência doméstica e absentismo escolar preocupam Estarreja
Notícias ao Minuto

12:32 - 25/10/19 por Lusa

País CPCJ

essencial a prevenção de situações que coloquem em causa o desenvolvimento das crianças", afirmou Isabel Simões Pais, na abertura do I Encontro da CPCJ de Estarreja, dedicado ao impacto das perturbações do desenvolvimento e comportamento no sucesso escolar, que juntou na Biblioteca Municipal pais, professores e técnicos.

A responsável da CPCJ salientou a importância do "compromisso de todos os parceiros para o trabalho de promoção dos direitos das crianças e para a proteção dos menores", sendo a realização do encontro "um momento de reflexão conjunta para lidar melhor com situações do dia-a-dia" com que os diversos "atores" se deparam.

Foi da avaliação do relatório anual da comissão, em que a violência doméstica e o absentismo escolar foram sinalizados com expressão, que se sentiu a necessidade de juntar as diferentes perspetivas de professores, médicos, técnicos e famílias, conforme justificou.

O psicólogo clínico Ivo Pinto falou da tristeza e depressão na adolescência, da pressão dos colegas e do medo de desapontar os pais, do que é habitual nesse período de crescimento e do que podem ser sinais de alarme, a requerer maior atenção.

Luís Mesquita, diretor da Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos levou à Biblioteca de Estarreja o projeto, que nasceu da necessidade de uma resposta específica às baixas qualificações e abandono escolar, através da motivação de cada aluno, trabalhando com ele competências básicas, sociais e vocacionais.

Da Internet, do telemóvel, dos jogos interativos e de todo um mundo de tecnologias falou também Ivone Patrão, psicóloga clínica, docente e investigadora, na abordagem das "dependências 'online'".

Para o período da tarde ficaram as estratégias para lidar com crianças e jovens com dislexia, hiperatividade e défice de atenção, tendo por orador o neuropediatra Luís Borges, bem como a hipnoterapia na infância, por Cristina Infante Borges, e o projeto de combate ao insucesso escolar da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), apresentado por Rosa Conceição.

"Um conjunto de temas de importância extraordinária que nos ajudam a aprender como lidar com as nossas crianças e jovens", considerou o presidente da Câmara, Diamantino Sabina, que descreveu as dúvidas que, como pai, por vezes sente sobre a melhor forma de agir face aos desafios que as novas realidades colocam.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório