A Polícia Judiciária (PJ) deteve um cidadão irlandês, de 46 anos, e um luso-francês de 74, na segunda-feira, no Algarve, no cumprimento de dois mandados de detenção europeus pendentes.
Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a PJ explica que o cidadão irlandês é suspeito da prática de pornografia de menores, crime pelo qual já tinha cumprido pena de prisão nos EUA.
Depois de ser colocado em liberdade, o homem voltou para a sua terra natal onde voltou a cometer o mesmo delito. Posteriormente, fugiu para Portugal.
Ao ser presente a tribunal, foi-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva até ser entregue à autoridade requerente.
Já o cidadão luso-francês foi condenado a 18 meses de prisão pela prática dos crimes de burla, fraude e abuso de confiança, praticados entre maio de 2010 e outubro de 2012 em França, mas nunca cumpriu pena. Recentemente, juntou-se à família, no Algarve, onde acabou por ser detido.
Quando presente a tribunal, ficou a aguardar pelos ulteriores termos do processo de extradição em prisão preventiva até ser entregue à autoridade requerente.