Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Bebé que nasceu sem rosto já não precisa de ser alimentado por sonda

O pequeno Rodrigo já consegue mamar e respirar sozinho, mas o prognóstico continua reservado.

Bebé que nasceu sem rosto já não precisa de ser alimentado por sonda
Notícias ao Minuto

22:10 - 21/10/19 por Notícias Ao Minuto

País Setúbal

Catorze dias depois de ter nascido sem nariz, sem olhos e sem parte do crânio, o pequeno Rodrigo já consegue mamar e já respira sem auxílio de um suporte de ventilação.

Os pais têm partilhado imagens do bebé nas redes sociais, o que tem levado centenas de pessoas a deixar mensagens de apoio e coragem ao casal. De referir, contudo, que as imagens nunca revelam o rosto da criança a quem os médicos deram apenas algumas horas de vida.

Fonte próxima da família disse à TVI24 que o bebé já não precisa de ser alimentado por sondas, uma vez que já consegue mamar. E, apesar de já ter deixado o suporte de ventilação, Rodrigo respira com dificuldade.

Recorde-se que o pequeno Rodrigo nasceu no passado dia 7 de outubro no Hospital São Bernardo, em Setúbal, sem olhos, sem nariz e sem parte do crânio, malformações que o médico Artur Carvalho não detetou nas ecografias que Marlene realizou ao longo da gestação.

Uma última ecografia – a 5D – levantou a suspeita, mas quando o obstetra foi confrontado com esta informação, continuou a garantir que estava tudo bem.

Quando Rodrigo nasceu foi a mãe quem se apercebeu de que o filho não tinha elementos importantes do rosto, bem como uma parte do crânio. “David, o nosso filho não tem nariz. E a partir daí foi o pânico geral dentro daquela sala de parto”, contou a madrinha da criança, Tânia Contente, em declarações à TVI

Os pais do bebé apresentaram queixa ao Ministério Publico que já tinha investigado o médico em 2011, num caso de contornos semelhantes de malformações, mas que acabou arquivado.

Fonte oficial da Ordem dos Médicos disse à agência Lusa que o médico Artur Carvalho tem quatro processos em curso no conselho disciplinar da Ordem dos Médicos e o Hospital de Setúbal garantiu já ter aberto um inquérito.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório