Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

CM do Porto inaugura domingo extensão do Parque Oriental da cidade

A Câmara do Porto inaugura no domingo a extensão do Parque Oriental, cuja área diz ter duplicado de "oito para cerca de 16 hectares", nove anos após Rui Rio ter inaugurado os então referidos como "primeiros 10 hectares".

CM do Porto inaugura domingo extensão do Parque Oriental da cidade
Notícias ao Minuto

18:49 - 18/10/19 por Lusa

País Porto

Já na página oficial do município, na secção sobre "Jardins e Parques", hoje consultada pela Lusa, o espaço "correspondente à primeira fase inaugurada em julho de 2010" está descrito como tendo nove hectares.

Numa nota hoje publicada também na sua página oficial, a Câmara do Porto convida à participação na sessão de domingo que "visa dar a conhecer a requalificação do Parque Oriental da Cidade e dos seus percursos pedestres, bem como a extensão da sua área, que foi aumentada de oito para cerca de 16 hectares".

"Ainda desconhecido por muitos, o Parque Oriental da Cidade é desde há muito tempo palco habitual de diversas atividades desportivas e de animação, normalmente de acesso livre, mas ganha agora outro potencial com a duplicação da sua área para 160 mil metros quadrados, onde é sempre possível descobrir recantos, ouvir as aves e usufruir do contacto com a natureza", indica ainda a câmara na sua página oficial,

A 07 de junho de 2010, os primeiros dez hectares do Parque Oriental, mesmo em frente ao Bairro do Lagarteiro, foram inaugurados pelo então presidente da câmara, Rui Rio.

Rio afirmou então esperar que a expansão do parque, cujo passo seguinte seria a despoluição do rio Tinto, decorresse "a um ritmo mais rápido".

A extensão agora do Parque Oriental foi possível precisamente após a colocação do intercetor do rio Tinto, concluída em julho passado, uma empreitada que visou despoluir um caudal de água que liga os municípios do Porto e Gondomar.

O município explicava então que "a estrutura linear do Parque acompanha o leito do Rio Tinto entre o Freixo e Pego Negro, seguindo até Gondomar, numa extensão de percurso total de cerca de seis quilómetros (cerca de três quilómetros no Porto), oferecendo um percurso pedonal e ciclável, paisagisticamente arquitetado".

O Parque Oriental do Porto, desenhado pelo arquiteto paisagista Sidónio Pardal (também responsável pelo Parque da Cidade), situa-se no Vale de Campanhã, na zona limítrofe do concelho do Porto com o de Gondomar, e deverá ter uma área total de cerca de 55 hectares.

Numa visita ao local em novembro de 2009, Sidónio Pardal referiu que "seria muito bom" que o parque estivesse pronto nos dez anos seguintes.

Sobre a sessão de inauguração agendada para domingo, a Câmara do Porto diz que "visa dar a conhecer a nova dimensão deste importante 'pulmão verde' do Porto, bem como o facto de ser palco regular para múltiplas atividades de exercício físico ao ar livre, potencial esse agora fortalecido".

O ponto de encontro para o passeio, com a presença prevista do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e da atleta Rosa Mota, e marcado para as 15:00 de domingo, é o Pavilhão Municipal do Lagarteiro, frente à entrada principal do parque (Avenida de Francisco Xavier Esteves).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório