Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

PS vence em Aveiro disputa 'taco a taco' com PSD

As eleições legislativas no distrito de Aveiro foram discutidas 'taco a taco' entre o PSD e o PS, com os socialistas a garantirem a vitória por escassos 2.698 votos.

PS vence em Aveiro disputa 'taco a taco' com PSD
Notícias ao Minuto

23:27 - 06/10/19 por Lusa

País Aveiro

Ao olhar em detalhe para o distrito, verifica-se que o PSD foi o partido mais votado em nove concelhos (Aveiro, Arouca, Albergaria-a-Velha, Anadia, Ílhavo, Oliveira do Bairro, Murtosa, Sever do Vouga e Vagos), menos nove do que há quatro anos, quando concorreu coligado com o CDS-PP.

Quanto ao PS, venceu na Mealhada, único concelho do distrito onde tinha ganhado em 2015, e em mais nove concelhos (Águeda, Oliveira de Azeméis, Ovar, Feira, Espinho, Estarreja, Castelo de Paiva, Vale de Cambra e S. João da Madeira, terra natal do ministro das Infraestruturas e cabeça de lista dos socialistas, Pedro Nuno Santos).

Na capital de distrito, a vitória coube ao PSD, que ganhou ao PS por apenas 88 votos. Já em Ovar, terra natal de Salvado Malheiro, um dos vice-presidentes nacionais dos sociais-democratas, o PS teve vantagem com 37,21% dos votos, contra 29,28% do PSD.

Com 147 freguesias apuradas no distrito de Aveiro, o PS somou 34,31% dos votos, passando a ser o partido mais votado neste círculo, e conquistou sete mandatos, mais dois do que em 2015.

Além de Pedro Nuno Santos, os socialistas elegeram Cláudia Cruz Santos, Filipe Neto Brandão, Porfírio Silva, Susana Correia, Hugo Oliveira e Joana Sá Pereira.

PSD, que apostou em Ana Miguel Santos para cabeça de lista, dando um sinal de renovação dos nomes que habitualmente ocupam os lugares cimeiros, ficou na segunda posição, com 33,55% dos votos e seis mandatos, perdendo dois dos deputados que tinha na anterior legislatura.

Além de Ana Santos, foram eleitos António Topa, Helga Correia, Bruno Coimbra, Nuno Neves e Carla Madureira.

Outro dos vencedores da noite no distrito de Aveiro foi o Bloco de Esquerda, que, apesar de ter tido menos 259 votos do que há quatro anos, conquistou o segundo mandato, objetivo que perseguia há algum tempo. O partido elegeu Moisés Ferreira e Nelson Peralta como deputados.

Já o CDS-PP, com 5,69% dos votos, perdeu um dos dois deputados que tinha na anterior legislatura, reelegendo João Almeida.

CDU também sofreu uma queda, perdendo 5.300 votos relativamente a 2015, e falhou mais uma vez a meta de eleger o primeiro deputado pelo distrito de Aveiro.

Apesar de também não ter conseguido eleger qualquer deputado, o PAN quase triplicou a votação conseguida há quatro anos, somando 10.424 votos, e passou a ser a sexta força partidária mais votada, ultrapassando o PDR.

Houve quatro concelhos (ÍlhavoEstarreja, Vagos e Murtosa) onde pelo menos metade das pessoas inscritas não votaram.

No distrito de Aveiro, votaram no domingo 352.179 dos 645.655 eleitores inscritos, o que corresponde uma abstenção de 45,45%.

Em 2015, ano em que a abstenção se situou nos 43,69% neste círculo, a coligação PSD/CDS-PP foi a mais votada, com 48,14% dos votos (10 deputados), seguindo-se o PS (27,91% e cinco deputados) e o BE (9,9% e um deputado).

CDU obteve 4,36% e o PDR 1,24%, tendo as restantes candidaturas ficado abaixo de 1%.

O distrito de Aveiro, com uma elevada concentração de empresas, continua a ter uma forte empregabilidade no contexto nacional e há mesmo setores, como o da metalomecânica, em dificuldades de recrutamento.

Em 2018, o número de desempregados inscritos nos centros de emprego era, em percentagem face à população ativa, de 4,38%, enquanto a média nacional se situou nos 5,54%. Entre o continente e as ilhas, a taxa apenas era inferior nos distritos de Leiria, Santarém e Viana do Castelo.

No entanto, segundo o portal de análise de dados estatísticos EyeData, em termos salariais há uma discrepância negativa face ao panorama nacional, ainda que a situação seja melhor do que a de vários distritos.

Os setores predominantes em Aveiro são a indústria transformadora e o comércio, os quais registavam 50% e 32% do volume de negócios da região, respetivamente, destacando-se ainda o setor das pescas, com um peso na economia nacional de cerca de 19% do total das vendas.

De acordo com o portal EyeData, ferramenta criada pelo Social Data Lab para a agência Lusa, este círculo eleitoral tinha no ano passado uma população média de 696.516 pessoas.

índice de escolaridade situava-se em 2011 abaixo da média nacional, sendo que só 26,17% da população com mais de 15 anos tinha pelo menos o ensino secundário, enquanto a média nacional era de 30,53%

Recomendados para si

;
Campo obrigatório