Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Pais pedem ajuda para tratar o segundo filho com cancro

A história desta família tem despertado a solidariedade dos portugueses que tentam ajudar estes pais a conseguir pagar o tratamento do filho mais novo.

Pais pedem ajuda para tratar o segundo filho com cancro
Notícias ao Minuto

23:26 - 01/10/19 por Patrícia Martins Carvalho

País Solidariedade

Tomás é um menino de cinco anos que vive com os pais e a irmã em Marinhais, no concelho de Salvaterra de Magos, e que precisa de ajuda para tratar um tumor.

A família, que criou uma página no Facebook onde apela à ajuda de todos, está a passar, pela segunda vez, pelo mesmo pesadelo. Isto porque, há três anos, à filha mais velha – então com seis anos – foi diagnosticado um tumor ósseo maligno, um osteossarcoma. Agora, a mesma doença foi diagnostica a Tomás.

Quando os pais conheceram o veredicto médico para Marta, que incluía a amputação de uma perna, fizeram diversas pesquisas e descobriram um tratamento numa clínica em Espanha que apresentava uma taxa de sucesso bastante elevada e que permitia salvar os membros, excluindo, assim qualquer amputação.

Apesar do custo do tratamento, das deslocações e estadias – cerca de 100 mil euros – a família Leal conseguiu, com a ajuda de amigos e conhecidos e também através de empréstimos bancários, atingir o seu objetivo único: curar Marta. A menina, hoje com nove anos, está livre do tumor, embora tenha que fazer uma nova cirurgia à perna para corrigir problemas de crescimento.

Volvidos três anos, este casal volta a vivenciar o mesmo pesadelo, pois o pequeno Tomás tem o mesmo tumor que a irmã tinha. E se antes os pais haviam conseguido juntar o dinheiro necessário, agora a tarefa é mais difícil e, por isso, pedem ajuda a todos os que possam contribuir.

De acordo com a informação hoje prestada pela família Leal no Facebook, as doações já alcançaram os 2.500 euros, um valor que ainda está muito aquém do necessário para que Tomás possa beneficiar do mesmo tratamento que curou a irmã e, assim, sobreviver a este osteossarcoma.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório