Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

PSP está a retirar um a um os ativistas que cortaram a Av. Almirante Reis

Elementos do Corpo de Intervenção da PSP estão desde as 20h00 a retirar da estrada, um a um, as centenas de ativistas que desde o final da tarde cortaram a Avenida Almirante Reis, em Lisboa, em protesto contra o "colapso climático".

PSP está a retirar um a um os ativistas que cortaram a Av. Almirante Reis
Notícias ao Minuto

20:42 - 27/09/19 por Lusa

País Clima

O comissário Serra, do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP explicou à Lusa que os ativistas foram avisados que a manifestação foi considerada ilegal por terem cortado a circulação no cruzamento da Rua de Angola com a Avenida Almirante Reis.

Como os manifestantes em defesa do planeta se recusaram a sair, numa atitude de "resistência pacífica", como a classificou o oficial da PSP, os elementos do Corpo de Intervenção foram chamados a intervir, retirando-os um a um da estrada para as laterais da Almirante Reis, arrastando aqueles que oferecem mais resistência.

O objetivo é permitir a circulação rodoviária na Avenida Almirante Reis.

Segundo a mesma fonte, os ativistas, muitos dos quais estrangeiros, não estão a ser detidos, mas o seu direito a manifestar-se não pode impedir a livre circulação rodoviária na zona.

Alguns jovens disseram à agência Lusa que pretendem passar ali a noite em protesto contra as políticas que consideram erradas e que no seu entender estão a destruir o ambiente do planeta, sendo visíveis diversas tendas no local.

Várias centenas de jovens cortaram esta tarde a Avenida Almirante Reis, junto ao Banco de Portugal, numa manifestação pacífica para exigir políticas consistentes para combater as alterações climáticas.

Esta concentração seguiu-se ao final da grande manifestação, que começou no Cais do Sodré, também em Lisboa, integrada na Greve Climática Global, que teve concentrações idênticas em 170 países.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório