Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Estudantes em manifestação pelo clima bloqueiam a Almirante Reis

A Avenida Almirante Reis, em Lisboa, está bloqueada pelos estudantes que se concentraram, esta sexta-feira, numa manifestação pelo clima.

Estudantes em manifestação pelo clima bloqueiam a Almirante Reis
Notícias ao Minuto

19:19 - 27/09/19 por Filipa Matias Pereira

País Clima

Milhares de pessoas concentraram-se esta sexta-feira em Lisboa, num protesto em defesa do planeta, assumindo-se como sendo o "plano b" para resolver os problemas do mundo e acusando os decisores políticos de terem falhado. Durante esta manifestação foi bloqueada a Avenida Almirante Reis. Os estudantes estão sentados no cruzamento da avenida Almirante Reis com a rua de Angola, em frente ao Banco de Portugal.

Fonte do Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Lisboa explicou ao Notícias ao Minuto que o trânsito está a ser desviado para a Rua de Angola. 

Pese embora os ânimos estejam controlados, "e não estando em causa o direito à manifestação", esta situação terá de ser resolvida porque esse direito "colide com o direito à circulação". Relembrou ainda a mesma fonte que nas imediações há duas unidades hospitalares e que há veículos de emergência que têm de circular. 

Recorde-se que Lisboa é uma das 30 localidades portuguesas onde hoje se está a realizar mais uma manifestação no âmbito da greve climática global que está a acontecer em mais de 170 países.

"Nós somos o plano B", declarou à Lusa Sinan Eden, um dos responsáveis pela organização do evento, durante a manifestação cujo slogan mais proclamado é "não há planeta B". Ao contrário das últimas duas greves que se realizaram em Portugal no passado ano letivo, a de hoje acontece poucos dias depois de ter arrancado o começo das aulas, o que dificultou a mobilização de estudantes, explicou Sinan Eden.

Em plena campanha eleitoral para as eleições legislativas de 6 de outubro, foram também vários os candidatos que marcam presença no protesto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório