Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Instituto D. João V diz que lay-off "cumpre escrupulosamente a lei"

FENPROF denunciou a situação em que estão 18 professores da instituição no Louriçal, concelho de Pombal.

Instituto D. João V diz que lay-off "cumpre escrupulosamente a lei"

A Federação Nacional de Professores (FENPROF) esteve, esta segunda-feira de manhã, à porta do Instituto D. João V (IDJV), no Louriçal, no concelho de Pombal para denunciar o lay-off de 18 professores da instituição. 

Já na sexta-feira, a Federação tinha emitido um comunicado onde atacava o dono do Instituto, afirmando que "o mesmo dono de colégio que esconde barras de ouro na banheira atira trabalhadores para o layoff". 

Fonte oficial do Instituto D. João V enviou uma nota ao Notícias ao Minuto onde começa por referir que "o lay off em curso cumpre escrupulosamente a lei e as disposições em vigor". 

"A administração do Instituto D. João V foi forçada a recorrer a este mecanismo legal devido aos cortes de turmas nos contratos de associação", justifica, acrescentando que "se o Ministério da Educação corta turmas, há menos alunos e naturalmente menos horas letivas para os professores. Daí que se tenha que recorrer a todos os mecanismos legais para manter a escola em funcionamento e garantir o maior número possível dos postos de trabalho". 

"O lay off demorará o tempo que for necessário e legalmente possível. É prematuro estar a antecipar quaisquer outras medidas, até porque não se sabe se continuarão os cortes nos contratos de associação, sendo certo que o IDJV tomará todas as medidas legais que forem necessárias para salvaguardar o maior número possível de postos de trabalho", revelam ainda.

O mesmo comunicado afirma que no ano letivo 2016-2017 o Instituto tinha um total de 30 turmas financiadas e 651 alunos, enquanto em 2019-2020 tem 16 turmas financiadas e 369 alunos. Quanto a docentes, "em novembro de 2016 a escola tinha 47 e neste momento tem 29.”

Recomendados para si

;
Campo obrigatório