Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Temperaturas baixam hoje, mas há mais de 60 concelhos em risco máximo

Mais de 60 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Guarda, Portalegre, Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém, Beja e Faro estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Temperaturas baixam hoje, mas há mais de 60 concelhos em risco máximo
Notícias ao Minuto

06:55 - 09/09/19 por Lusa

País Incêndios

O IPMA colocou ainda dezenas de concelhos do interior Norte e Centro do país, assim como alguns concelhos da região do Algarve em risco muito elevado de incêndio e dezenas de outros de Norte a Sul em risco elevado.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o elevado o terceiro nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje uma descida da temperatura, em especial da máxima e no litoral Norte e Centro, com uma intensificação do vento no litoral e nas terras altas a partir da tarde.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 10ºC (Bragança) e os 19ºC (Faro) e as máximas entre os 20ºC (Aveiro) e os 33ºC (Évora).

Incêndios em Castro Daire e Cinfães dominados

Os incêndios que mais preocupações inspiravam este domingo - concentrados no distrito de Viseu - foram, entretanto, dominados. 

O incêndio em Moledo, Castro Daire, que deflagrou na madrugada de domingo, foi dominado pelas 00h31, disse hoje à Lusa fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), enquanto o que deflagrou no domingo em Valbom, concelho de Cinfães, foi hoje dado como dominado às 2h22.

Saliente-se ainda que, à meia-noite deste domingo, havia mais de 1.200 operacionais e um meio aéreo no combate a 47 fogos em território nacional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório