Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Penha de França. Veja as imagens do incêndio que 'assustou' Lisboa

Um incêndio atingiu hoje uma zona de mato entre a Penha de França e São Vicente, em Lisboa, e levou à evacuação de uma escola, mas encontra-se já em fase de resolução, de acordo com a Proteção Civil.

Notícias ao Minuto

16:04 - 05/09/19 por Lusa com Notícias ao Minuto

País Incêndios

Segundo os dados da página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o alerta foi dado pelas 12h00 e, passadas cerca de três horas e meia, foi dado como dominado, encontrando-se ainda no local, perto das 16h00, 134 operacionais, 40 meios terrestres e um meio aéreo.

Contactada pela agência Lusa, a presidente da Junta de Freguesia de São Vicente, onde os Sapadores Bombeiros de Lisboa assinalaram o foco inicial do incêndio, assegurou que "não se trata agora de saber que territórios arderam, mas sim salvaguardar pessoas e bens".

"Vi labaredas que assustavam um santo. Tive um receio brutal com a bomba de gasolina que há na freguesia. O vento mudou de direção por duas vezes e o fogo chegou ao Vale da Eira. Descansei quando soube que tinha sido evacuada a escola básica Rosa Lobato Faria", explicou Natalina Moura.

Nas redes sociais, vários foram os utilizadores que deram conta do incêndio, partilhando imagens. Percorra a galeria e veja as fotos. 

Segundo a autarca, as fagulhas chegaram até à Graça.

De acordo com a presidente da Junta de São Vicente, a "mudança repentina dos ventos levou o fogo a algumas barracas perto da Calçada dos Barbadinhos e da Quinta do Gusmão, uma zona que se encontra muito abandonada".

Natalina Moura rejeita que a autarquia não tenha feito a limpeza dos espaços com mato na freguesia: "Ainda na semana passada tínhamos mandado limpar tudo o que era da nossa responsabilidade e o que por lei se pode fazer, já que, devido ao grau de inclinação dos terrenos, há zonas que não se conseguem limpar", referiu.

"O que a junta limpa era o que a junta podia limpar. Não há equipamentos, nem homens para limpar numa determinada inclinação", insistiu.

Natalina Moura avançou que o incêndio teve origem perto de um supermercado na Penha de França quando "alguém se lembrou de fazer uma pequena fogueira e rapidamente se transformou num inferno".

A responsável adiantou ainda à Lusa que mandou já limpar um canavial existente junto a uma instituição particular de solidariedade social "de forma preventiva".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório