João Alves Rocha tem cerca de 50 árvores de fruta no seu pomar na freguesia de Cabreiros, em Braga. Todos os anos, oferece aos vizinhos, amigos e familiares o excedente que não vai utilizar, mas este verão a produção foi ainda mais volumosa, por isso decidiu oferecer a fruta até a desconhecidos. A todos os que passassem na rua.
Colocou as laranjas, ameixas e maçãs dentro de sacos e os mesmos em cima do muro que separa a sua residência da estrada. Ao todo foram mais de 200 quilos de fruta que ofereceu a desconhecidos que ‘estavam no momento certo, à hora certa’.
Em entrevista à TVI, o bracarense disse que esta devia ser uma ação mais frequente por parte de quem tem excedente de frutas e legumes em casa. “Quem tem e não precisa de vender devia fazer o mesmo”, defende.
Os vizinhos elogiam a iniciativa do idoso e admitem que a fruta é uma grande ajuda para a economia doméstica nesta altura do ano.
Já João diz que há apenas um problema. É que algumas pessoas já batem à porta para pedir a fruta… grátis.