Esta semana, vários moradores e lojistas do Parque das Nações denunciaram a presença de uma praga de baratas nesta freguesia de Lisboa.
De acordo com as pessoas afetadas, os insetos têm grandes dimensões e chegam até a sair dos canos dos lavatórios.
Confrontada com esta informação, a junta de freguesia do Parque das Nações esclareceu, no Facebook, que já estão a decorrer, nesta freguesia como em outras da cidade de Lisboa, “intervenções dos coletores de esgoto na via pública para controlo de pragas, tais como a desinfestação de baratas”.
Na mesma publicação é explicado que esta “operação” é promovida pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) e deverá terminar nos primeiros dias do mês de setembro, após as intervenções na zona poente do Parque das Nações.
Já a CML apela aos moradores que procedam à desinfestação das caixas de visita dos coletores internos dos prédios, de forma a manter o ambiente livre de pragas.
“Esta desinfestação não pode ser realizada pelos serviços camarários pois estes apenas podem intervir no espaço público”, lê-se na publicação.
A CML acrescenta ainda que as desinfestações internas, que são, de acordo com a autarquia, da responsabilidade dos munícipes, “poderão ocorrer antes, durante, ou depois dos procedimentos nos coletores de rua”.
Após a conclusão das intervenções, a Câmara Municipal de Lisboa compromete-se a proceder a ações de monitorização.