Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Nove detidos em operação da PSP no Porto. Droga e armas apreendidas

Autoridades realizaram, esta terça-feira de manhã, uma ação de combate ao tráfico de droga nos bairros Pinheiro Torres e Pasteleira Nova.

Nove detidos em operação da PSP no Porto. Droga e armas apreendidas
Notícias ao Minuto

07:47 - 27/08/19 por Catarina Correia Rocha com Lusa

País Buscas

A PSP fez na manhã desta terça-feira, buscas nos bairros da Pasteleira Nova e Pinheiro Torres, no Porto, numa operação de combate ao tráfico de estupefacientes.

O Notícias ao Minuto confirmou a informação avançada num primeiro momento pela TVI24 junto de fonte da Esquadra de Investigação Criminal do Porto que, pelas 7h59, referiu que "a operação estava a decorrer". 

Fonte da PSP confirmou posteriormente ao Notícias ao Minuto que foram realizadas nove detenções e apreendidas armas e estupefacientes.

As autoridades realizaram mais de duas dezenas de  buscas domiciliárias. O número de operacionais envolvidos não é conhecido.

Em comunicado enviado às redações, a PSP detalha que "o Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Metropolitano do Porto, através da Divisão de Investigação Criminal, desencadeou uma operação policial que visou um conjunto alargado de indivíduos que de forma organizada se dedicavam à prática do crime de tráfico de estupefacientes junto dos bairros da Pasteleira, Dr. Nuno Pinheiro Torres e Lordelo do Ouro".

"Em resultado da operação resultaram diversas detenções e a apreensão de estupefacientes, armas entre outros artigos", pode ainda ler-se na mesma nota, que remetia esclarecimentos adicionais sobre a operação para mais tarde.

A 28 de junho, recorde-se, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, admitiu em reunião do executivo ter a intenção de instalar câmaras de videovigilância no bairro de Pinheiro Torres, onde o aumento do tráfico de droga gerou um clima de medo entre os moradores.

No período dedicado ao público, uma moradora daquele bairro, que pediu o anonimato por questões de segurança, garantiu que vive permanentemente num clima de medo face ao aumento do tráfico de droga resultante do processo de demolição das torres do bairro Aleixo.

Em maio, o Bloco de Esquerda denunciou, em reunião da Assembleia Municipal do Porto, que o desmantelamento do bairro do Aleixo estava a conduzir a uma "pulverização" do consumo e tráfico de droga na cidade.

Já em julho, numa pergunta dirigida ao ministro da Administração Interna, os deputados do CDS-PP eleitos pelo Porto questionaram o Governo sobre o reforço de meios policiais nos bairros municipais situados na envolvente do Aleixo, nomeadamente nos bairros de Lordelo, Pinheiro Torres e Mouteira.

De acordo com informação da Câmara do Porto disponível na Internet, o bairro Pinheiro Torres, localizado na União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, foi construído em 1970 e requalificado em 2010, sendo constituído por 428 fogos, distribuídos por 11 blocos.

Já o Pasteleira Nova, que fica na mesma freguesia e a poucos metros de distância do Pinheiro Torres, foi construído em 2001 e conta com 350 fogos.

Nestes dois bairros vivem mais de 2.000 pessoas.

[Última atualização às 12h17]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório