Meteorologia

  • 23 SETEMBRO 2019
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 24º

Edição

Madeira não segue política de "engordar o porquinho" através de subsídios

O vice-presidente do Governo Regional da Madeira, Pedro Calado, disse hoje que o objetivo do executivo "não é engordar o porquinho" através de uma política de subsidiodependência, mas proporcionar ao setor privado as condições para um crescimento sustentável.

Madeira não segue política de "engordar o porquinho" através de subsídios

"Uma sociedade que está assente na subsidiodependência não dura muito tempo e um modelo que se desenvolva em cima de subsídios também não dura muito tempo", disse Pedro Calado.

O governante falava na cerimónia de assinatura de um protocolo entre a vice-presidência do Governo Regional da Madeira e a AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal para identificação de potenciais áreas de interesse comum que lhes permita desenvolver projetos no domínio da internacionalização de empresas regionais e na atração de investimento externo para a região.

O vice-presidente reconheceu que uma política de subsidiodependência até pode ser positiva a curto prazo, "mas a médio e longo prazo há de vir o dia em que financeiramente não é possível sustentar mais a engorda do porquinho e o porquinho há de morrer porque não se desenvolveu".

Para evitar esses cenários, Pedro Calado contrapôs, salientando que a opção do Governo Regional é "dinamizar o setor privado" através das condições proporcionadas pelo setor público para que "as empresas possam progredir".

Referindo-se ao protocolo hoje assinado, disse ser "simples" e "pouco mediático, mas que se perspetiva que tenha uma aplicabilidade muito grande".

Por seu lado, o presidente da AICEP, Luís Filipe Castro Henriques, enalteceu que o protocolo "permite concretizar o objetivo de ter procedimento regular, articulado e permanente a funcionar entre o Governo Regional e a Agência", identificando potenciais missões conjuntas e segmentos de trabalho dirigidas às especificidades das empresas madeirenses.

Uma missão da AICEP encontra-se em visita de trabalho à Madeira até sexta-feira.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório