Mais de 320 operacionais combatem um incêndio, esta terça-feira, em Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, num povoamento florestal de pinhal.
O alerta chegou às autoridades pelas 14h22. No imediato foram mobilizados, inicialmente, mais de 200 operacionais para o local apoiados por 47 viaturas e 12 meios aéreos.
Contudo, duas horas depois do alerta, estão 321 operacionais no terreno a combater as chamas com o auxílio de 88 viaturas e 10 meios aéreos, conforme informação disponibilizada no site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra explicou ao Notícias ao Minuto que, para já, “não há registo de povoações em perigo”, justificando o número de meios aéreos com a “disponibilidade” dos mesmos e com a “perigosidade” de uma evolução do incêndio.
O facto de as chamas terem deflagrado numa zona de difícil acesso terrestre também contribui para um maior número de meios aéreos mobilizados.
Feito um ponto de situação às 16h30, a mesma fonte referiu que a esta hora o incêndio "está com duas frentes ativas que estão a ceder aos meios", sendo que há uma "projeção [um foco de incêndio criado pelo foco original] bastante ativa que está a ser combatida pelos meios aéreos".