PJ em ação na Galiza. Desmantelada rede que obteve 20 milhões em fundos

Foi desmantelada uma rede de empresas portuguesas e espanholas que é suspeita de obter mais de 20 milhões de euros em fundos de forma fraudulenta.

Notícia

© Global Imagens

Filipa Matias Pereira
05/08/2019 09:18 ‧ 05/08/2019 por Filipa Matias Pereira

País

Polícia Judiciária

Uma rede de empresas portuguesas e espanholas é suspeita de ter obtido, de forma fraudulenta, mais de 20 milhões de euros procedentes de fundos comunitários afetos ao programa Portugal 2020. A rede foi desmantelada pela Polícia Judiciária em cooperação com a Guardia Civil espanhola.

Os investigadores acreditam que as sociedades envolvidas foram criadas com o único propósito de cometer fraudes. Revela o El País que as empresas sediadas na Galiza e em Portugal desenvolveram um circuito de faturação com vista à obtenção dos referidos fundos. Para tal, as empresas espanholas, algumas das quais administradas por cidadãos portugueses, emitiam faturas falsas para empresas portuguesas.

No total, dez pessoas estão a ser investigadas por crimes fiscais depois de terem sido levadas a cabo quatro buscas em Pontevedra, onde os inspetores conseguiram apreender documentos relativos a saldos e extratos bancários, declarações fiscais e comprovativos de pagamento que podem ser elementos decisivos para esclarecer a alegada fraude.

A alegado crime terá sido descoberto após uma ordem de investigação europeia, de acordo com a qual a investigação relativa ao caso começou em Portugal. As autoridades conseguiram detetar a ligação de empresas portuguesas a entidades sediadas no sul da Galiza.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas