Meteorologia

  • 17 SETEMBRO 2019
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 27º

Edição

Crianças e jovens podem receber até 121 euros mensais por usarem óculos

Pedidos de apoio à Segurança Social dispararam. Subsídio varia entre os 62 euros e os 121 euros por mês.

Crianças e jovens podem receber até 121 euros mensais por usarem óculos

Crianças e jovens têm direito a receber da Segurança Social 62 euros por mês por usarem óculos. Esta bonificação por "deficiência" não é nova, refere este sábado o jornal Público, e está prevista na lei há muitos anos. Tornou-se agora assunto depois de uma partilha nas redes sociais que se tornou viral e que motivou uma corrida ao subsídio.

O jornal dá conta que muitos médicos oftalmologistas estão a receber pedidos de preenchimento do requerimento em questão, e consequentemente, a Segurança Social registou um “aumento significativo de requerimentos com esta fundamentação em alguns distritos”.

Para crianças até aos 14 anos, o subsídio ronda os 62 euros por mês; entre os 14 e os 18 o valor situa-se nos 91 euros; e dos 18 aos 24 anos atinge os 121 euros, com a condição de os jovens não se encontrarem a trabalhar.

Segundo a mesma publicação, soma-se ainda uma majoração de 35% se o agregado familiar for monoparental.

Perante a corrida ao subsídio, a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia entende que os médicos devem recusar atestar deficiência em qualquer situação. O Instituto de Segurança Social admite uma “eventual necessidade de clarificação” da lei.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório