Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Aldeias de Mação cercadas pelo fogo. Casas atingidas e estradas cortadas

Chamas estão a cercar Chão de Pião e Casas da Ribeira.

Aldeias de Mação cercadas pelo fogo. Casas atingidas e estradas cortadas

O Presidente da Câmara de Mação acaba de revelar, de acordo com a RTP1, que há casas atingidas pelo fogo no concelho. Ao que tudo indica essas habitações estão localizadas nas aldeias de Chão do Pião e Casas da Ribeira, que se encontram cercadas pelo fogo, depois de vários reacendimentos do incêndio que lavra há mais de 24 horas, no distrito de Castelo Branco.

Ao Notícias ao Minuto, fonte do Comando Territorial da GNR de Santarém adiantou que há estradas locais cortadas por precaução e para funcionamento das forças de autoridade e socorro presentes nestas aldeias.

O jornalista do canal público no local revelou em direto que esteve na aldeia de Casas da Ribeira, mas que se tornou "insustentável" manter-se no local devido à proximidade das chamas.

A aldeia terá ficado cercada, por duas frentes de fogo, com pessoas "lá dentro" e dois carros de bombeiros.

Em Chão do Pião a situação também não está favorável. As chamas estão a aproximar-se cada vez mais da aldeia, através de uma "enorme mancha eucalipatal" que está a funcionar como "combustível", revela o profissional no local.

O vento continua a ser o principal inimigo do trabalho dos bombeiros e das restantes forças de Proteção Civil e elementos das Forças Armadas envolvidos no combate a este incêndio e o Comandante Operacional de Agrupamento Distrital do Centro Sul, Luís Belo Costa antevê uma tarde difícil.

“Estamos a entrar na hora do dia mais complexa para o trabalho que estamos a desenvolver. Temos conseguido manter o incêndio de Vila de Rei na área que ele já tinha”, disse, antes de acrescentar: “Vamos ter uma tarde de trabalho muito rigoroso e exigente”.

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório