Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Mulher deitada no chão a receber medicamento? Hospital desmente

Fotografia atraiu uma onda de críticas ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) e ao Governo. Hospital de Faro assegura que situação não corresponde à verdade e alerta para o perigo de publicações "descontextualizadas".

Mulher deitada no chão a receber medicamento? Hospital desmente
Notícias ao Minuto

13:29 - 22/07/19 por Notícias Ao Minuto

País Faro

A fotografia de uma mulher deitada no chão das urgências no Hospital de Faro, no Algarve, lançou o alarme  e uma onda de indignação e críticas ao SNS e ao Governo.

Em comunicado, a que o Notícias ao Minuto teve acesso, a administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) assegura que a situação “não corresponde à verdade”, alertando para o perigo de publicações “descontextualizadas”.

"A instituição, especificamente no seu serviço de urgência, dispõe de macas e de todos os meios técnicos essenciais para garantir o apoio e a assistência aos cerca 1000 doentes que diariamente utilizam todos os nossos serviços", refere a nota de esclarecimento a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

A fotografia, que rapidamente se tornou viral, foi publicada por Jorge Kalukembe e replicada no Facebook por inúmeros cidadãos e por páginas como ‘Portugal contra a Geringonça’, ‘Obrigado Pedro Passos Coelho’ e 'Planeta Laranja'. Em comum têm a crítica ao SNS  e ao atual Governo. 

"A excelência do serviço nacional de saúde. Como diz Centeno está melhor do que em 2015. Perguntem a esta senhora utente do Hospital de Faro", escreveu a página 'Portugal contra a Geringonça'. "Como é possível o PS ganhar nas sondagens? Os Portugueses estão cegos?", pergunta a página 'Obrigado Pedro Passos Coelho'

O comunicado do hospital diz acreditar que objetivo da partilha da imagem é “denegrir a instituição pública de saúde e colocar em causa, de forma tremendamente injusta, o profissionalismo de todos os profissionais que lá trabalham 24 horas por dia durante 365 dias do ano, dando o seu melhor em prol dos doentes”.

A paciente em causa, Janaina Assunta, publicou este sábado fotografias dando conta que está internada no hospital de Faro, agora já num quarto. A senhora, que tinha uma infecção na garganta, terá estado dois dias sentada num cadeirão, a receber o tratamento, e decidiu deitar-se no chão supostamente para procurar uma posição mais confortável. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório