MAC sem anestesistas. Ministra espera que "problema seja resolvido"

Responsável pela pasta da Saúde garante que Governo não vai "desistir de resolver as falhas e de dotar a Maternidade Alfredo da Costa (MAC) de um quadro permanente de anestesistas".

Notícia

© Global Imagens

Melissa Lopes
15/07/2019 11:56 ‧ 15/07/2019 por Melissa Lopes

País

Marta Temido

A ministra da Saúde disse esta segunda-feira que o Conselho de Administração da Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, tem hoje “várias diligências” que poderiam “terminar no final do dia com o problema” da falta de anestesistas resolvido.

“Sabemos que hoje havia, de facto, dificuldades com a programação de cirurgias em função de ainda não estar assegurada a escala de prestação de serviços de anestesiologia na MAC. Mas também sabemos que o Conselho de Administração tinha hoje várias diligências que poderiam terminar no final do dia com esse problema resolvido”, afirmou em declarações aos jornalistas, à margem da inauguração de uma unidade de saúde na Sertã.

Marta Temido disse desejar que aquilo que foi noticiado – o cancelamento de cirurgias programadas na MAC por falta de anestesistas - “seja resolvido ou, pelo menos, atenuado”.

“Sendo certo que sabemos que estamos num período crítico, que estas situações na MAC são recorrentes, que elas têm na origem um desmantelamento do quadro de anestesistas da MAC”, ressalvou a governante, recordando que esta maternidade tem vivido de prestadores de serviços, o que torna as escalas “mais difíceis" em períodos como o verão e o Natal. 

“Não vamos desistir de resolver as falhas e de dotar a MAC de um quadro permanente de anestesistas e, por último, de rever toda a assistência ginecológica-obstreta na cidade de Lisboa”, garantiu por fim.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas