Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Dois concelhos de Santarém e Portalegre em risco máximo de incêndio

Os concelhos de Abrantes, no distrito de Santarém, e Gavião, em Portalegre, apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Dois concelhos de Santarém e Portalegre em risco máximo de incêndio
Notícias ao Minuto

07:12 - 15/07/19 por Lusa

País IPMA

O IPMA colocou também mais de 30 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Guarda, Leiria, Coimbra e Viseu em risco muito elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o elevado o terceiro nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até final da manhã, em especial no litoral oeste, persistindo essa nebulosidade ao longo do dia em alguns locais da faixa costeira a norte do Cabo Raso.

Durante a tarde, está previsto um aumento temporário da nebulosidade nas regiões Norte e Centro, sendo em especial por nuvens altas.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante oeste, tornando-se moderado de norte/noroeste no litoral oeste a partir da tarde, sendo por vezes forte, com rajadas até 60 quilómetros por hora, na faixa costeira a sul do Cabo Mondego.

Nas terras altas o vento será fraco a moderado do quadrante norte, tornando-se moderado a forte durante a tarde.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, em especial das regiões do litoral Norte e Centro.

O IPMA prevê ainda uma pequena descida da temperatura máxima no litoral Centro e subida da máxima na região Sul, em especial no litoral.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 14 graus Celsius em Viseu e os 19 em Aveiro e as máximas entre os 23 no Porto e em Aveiro e os 36 em Castelo Branco.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório