Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Avião de combate a incêndios cai em Ferreira do Zêzere. Piloto está bem

Um avião de combate a incêndios caiu ao rio, na zona de Dornes, concelho de Ferreira do Zêzere, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém. Apesar do susto, o piloto conseguiu ejetar-se e está bem.

Avião de combate a incêndios cai em Ferreira do Zêzere. Piloto está bem
Notícias ao Minuto

17:20 - 03/07/19 por Lusa

País Incêndios

O avião - um Alfa 8 - estava estacionado em Ponte de Sor, distrito de Portalegre, e dirigia-se para o combate a um incêndio rural em Pombal, no distrito de Leiria. O alerta foi dado às 16h46 por um cidadão.

Segundo fontes do município e da Proteção Civil, o avião amarou na barragem de Castelo de Bode, estando o piloto consciente e a ser assistido pelos bombeiros.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém especificou, em declarações à agência Lusa, que o avião amarou em Ponta de Vale da Ursa, junto a Dornes, e que o piloto "está consciente, orientado, e já está em terra a ser assistido pelos bombeiros".

O presidente da Câmara de Ferreira de Zêzere, Jacinto Lopes, assegura que o avião "não bateu em nada" e que o acidente ocorreu durante uma manobra de recolha de água.

O autarca, que se deslocou ao local do acidente, explicou que o avião permanece à superfície.

Quanto ao estado de saúde do piloto, e segundo fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), disse estar "sem queixas" e recusou o transporte para uma unidade hospitalar.

Para o local, de acordo com o CDOS, foram mobilizadas as corporações de bombeiros de Ferreira do Zêzere e Cernache do Bonjardim (concelho de Sertã, distrito de Castelo Branco), com sete veículos, um bote e 17 operacionais.

O avião tinha sido mobilizado para o combate a um fogo rural no concelho de Pombal, no vizinho distrito de Leiria.

A Proteção Civil recebeu às 16h46 a informação, dada por um cidadão, de que o avião tinha caído, desconhecendo-se então se a aeronave se encontrava em terra ou na barragem de Castelo de Bode. O avião tinha partido de Ponte de Sor, no distrito de Portalegre.

Pelas 18h00, o combate ao incêndio no concelho de Pombal, na freguesia de Abiúl, mobilizava 219 operacionais, 62 viaturas e seis meios aéreos, segundo informação da Proteção Civil, sendo que pelas 20h00 estava em fase de resolução. O alerta para este fogo, em povoamento florestal, foi dado às 15h52.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório