Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 16º

Proteção Civil esclarece que acidente com avião ocorreu na Sertã

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) esclareceu hoje que o acidente com o avião de combate a incêndios ocorreu na zona de Trizio, concelho da Sertã, distrito de Castelo Branco, referindo que apenas se registaram danos materiais.

Proteção Civil esclarece que acidente com avião ocorreu na Sertã
Notícias ao Minuto

19:42 - 03/07/19 por Lusa

País Incêndios

Segundo um comunicado da ANEPC, o avião anfíbio médio FireBoss, de indicativo operacional Alfa 8, do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, sofreu esta tarde "um acidente quando efetuava uma manobra de 'scooping' (recolha de água)" no Zêzere, na zona de Trizio.

"O alerta foi dado às 16:46, tendo sido acionados os meios de socorro, onde se incluiu um avião de reconhecimento e um helicóptero de reconhecimento, avaliação e coordenação ao serviço da ANEPC que de imediato reconheceram o local por forma identificar a localização do acidente", refere o documento.

O comunicado acrescenta que o piloto saiu ileso, existindo apenas registo de danos materiais, com o avião a amarar no Zêzere.

A aeronave estava estacionado em Proença-a-Nova, distrito de Castelo Branco, e dirigia-se para o combate a um incêndio rural no concelho Ansião, distrito de Leiria.

A ANEPC salienta que as causas do acidente serão apuradas pelas "entidades com competência em matéria de investigação de acidentes com aeronaves".

Fonte do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) disse à agência Lusa que a entidade foi notificado do acidente, acrescentando que irá proceder à respetiva investigação.

Antes, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém tinha indicado à Lusa que o avião tinha tido o acidente em Dornes, no concelho de Ferreira do Zêzere, e que amarou na barragem de Castelo de Bode.

O presidente da Câmara de Ferreira de Zêzere, Jacinto Lopes, disse à Lusa que o avião "não bateu em nada" e que o acidente ocorreu durante uma manobra de recolha de água.

O autarca, que se deslocou ao local do acidente, explicou que o avião permanece à superfície.

Segundo fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), o piloto, "sem queixas", tem 49 anos e recusou o transporte para uma unidade hospitalar.

Para o local, de acordo com o CDOS, foram mobilizadas as corporações de bombeiros de Ferreira do Zêzere e Cernache do Bonjardim (concelho de Sertã, distrito de Castelo Branco), com sete veículos, um bote e 17 operacionais.

O avião tinha sido mobilizado para o combate a um fogo rural no distrito de Leiria.

A Proteção Civil recebeu às 16:46 a informação, dada por um cidadão, de que o avião tinha caído, desconhecendo-se então se a aeronave se encontrava em terra ou na barragem de Castelo de Bode.

O CDOS adiantou, na altura, que o avião tinha partido de Ponte de Sor, no distrito de Portalegre.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório