Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Viana do Castelo: Começaram trabalhos de demolição do prédio Coutinho

Ainda estão nove pessoas no interior do prédio.

Viana do Castelo: Começaram trabalhos de demolição do prédio Coutinho
Notícias ao Minuto

08:39 - 28/06/19 por Natacha Nunes Costa com Lusa

País Viana do Castelo

Os trabalhos de demolição do Edifício Jardim, mais conhecido por prédio Coutinho, em Viana do Castelo começaram, pelas 8h30 desta sexta-feira, apesar de ainda permanecerem no seu interior pelo menos nove pessoas que se recusam a abandonar as suas casas.

À Lusa, fonte da VianaPolis, uma ambulância do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) foi acionada para prestar auxílio a um dos moradores do 5.º andar que não se sentiu bem.

No exterior do prédio, onde a policia alargou desde quinta-feira o perímetro de segurança, conseguem-se ouvir as marteladas que vêm do interior do edifício composto por um total de 105 frações.

A intenção de demolir o prédio de 13 andares, para dar lugar ao novo Mercado Municipal da cidade, está prevista desde 2000, ao abrigo do programa Polis. A batalha judicial iniciada pelos moradores travou aquele projeto iniciado quando era António Guterres primeiro-ministro e José Sócrates ministro do Ambiente.

Contudo, em abril deste ano, o Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga declarou improcedente a providência cautelar movida pelos moradores, em março de 2018, e a ação de despejo foi marcada para a segunda-feira passada, dia 24 de junho. Algo que acabou por não acontecer porque os habitantes do prédio em questão recusam-se a abandonar o edifício.

Na quinta-feira, a sociedade VianaPolis anunciou que ia iniciar os trabalhos de destruição do prédio a qualquer momento, depois de ter cortado a água, a luz, o gás e as telecomunicações, bem como impedido a entrada de alimentos no prédio, e formalizou uma queixa-crime contra os nove moradores por ocupação ilegal de seis habitações ainda por entregar a esta sociedade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório