Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Português detido por terrorismo é irmão de dois jihadistas

Homem foi presente a tribunal e vai aguardar julgamento em prisão preventiva.

Português detido por terrorismo é irmão de dois jihadistas
Notícias ao Minuto

09:34 - 18/06/19 por Notícias Ao Minuto

País Terrorismo

A Procuradoria-Geral da República fez saber, em conjunto com a Polícia Judiciária, que um português foi detido, na madrugada de domingo, por suspeitas de apoiar o grupo extremista Estado Islâmico.

Segundo a TVI24, o ora detido chama-se Rómulo Costa e é irmão de Celso e Edgar Costa, dois jihadistas também de nacionalidade portuguesa, que entretanto já morreram a combater nas fileiras do Daesh.

Rómulo é suspeito de apoiar o terrorismo através da célula de Leyton, nos arredores de Londres.

O português terá prestado apoio logístico ao “movimento de outros nacionais para os territórios do Iraque e do norte da Síria”, incluindo os dois irmãos e os outros portugueses cuja radicalização é conhecida há muito - Fábio Poças, Nero Saraiva, Sadjo Turé e Sandro Monteiro.

No comunicado emitido pelas autoridades na segunda-feira lê-se também que a operação foi levada a cabo na madrugada de domingo no âmbito de uma investigação criminal sobre terrorismo, em especial sobre a participação de cidadãos portugueses nas fileiras do Estado Islâmico.

Presente a tribunal, no decorrer do dia de ontem, Rómulo Costa ficou sujeito à medida de coação mais gravosa: prisão preventiva.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório