Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Militar ferido na República Centro-Africana a caminho de Portugal

Militar português ficou ferido com gravidade num acidente de viação.

Militar ferido na República Centro-Africana a caminho de Portugal
Notícias ao Minuto

09:40 - 14/06/19 por Filipa Matias Pereira com Lusa

País Português

O militar português que ficou gravemente ferido nesta quinta-feira, na República Centro-Africana, na sequência de um acidente de viação, já está a caminho de Portugal, avança a SIC Notícias. 

"O militar português está a ser transportado para Portugal num Falcon da Força Aérea que partiu hoje de manhã da República Centro-Africana. Quando chegar, o militar será transportado para o Hospital das Forças Armadas onde lhe será feita uma avaliação clínica", disse o comandante Pedro Coelho Dias, pelas 10h00, disse à agência Lusa o porta-voz Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).

Sobre o estado de saúde, o porta-voz do EMGFA indicou que o militar não corre risco de vida, mas o seu estado é grave e estável.

O militar, recorde-se, pertence à força de reação rápida portuguesa em missão na República Centro-Africana, ao serviço das Nações Unidas, e sofreu um traumatismo grave nas duas pernas. 

De acordo com o comunicado publicado no site da Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), o acidente aconteceu enquanto realizavam um trajeto logístico junto à região de Bouar, situada a 350 km a noroeste da capital do país, durante o qual ocorreu o despiste e capotamento de uma das viaturas táticas ligeiras blindadas HMMWV, vulgarmente conhecidas por 'Humvee'. 

Desconhecem-se até ao momento as causas do acidentes, mas "a forte precipitação que assola a região, bem como o estado altamente precário da rede viária, poderão ter sido causas contributivas para o despiste", acreditam as autoridades. 

De salientar ainda que o conflito na República Centro-Africana, com o tamanho da França e uma população que é menos de metade da portuguesa (4,6 milhões), já fez 700 mil deslocados e 570 mil refugiados e colocou 2,5 milhões de pessoas a necessitarem de ajuda humanitária.

Portugal está presente na RCA desde o início de 2017, no quadro da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização na República Centro-Africana (MINUSCA), cujo 2.º comandante é o major-general do Exército Marco Serronha.

Sublinhe-se que o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Marcelo Rebelo de Sousa, já teve oportunidade de endereçar "rápidas melhoras" ao militar português. 

[Notícia atualizada às 11h04]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório