Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Militar português ferido com gravidade na República Centro-Africana

Soldado ficou ferido num acidente de viação.

Militar português ferido com gravidade na República Centro-Africana
Notícias ao Minuto

19:00 - 13/06/19 por Natacha Nunes Costa com Lusa

País Acidente de viação

Um militar português ficou ferido com gravidade, na tarde desta quinta-feira, na República Centro-Africana, na sequência de um acidente de viação.

De acordo com um comunicado publicado no site da Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), o soldado do Exército português pertencente à força de reação rápida portuguesa em missão na República Centro-Africana, ao serviço das Nações Unidas, sofreu um traumatismo grave nas duas pernas.

O acidente aconteceu enquanto realizavam um trajeto logistico junto à região de Bouar, situada a 350 km a noroeste da capital do país, durante o qual ocorreu o despiste e capotamento de uma das viaturas táticas ligeiras blindadas HMMWV, vulgarmente conhecidas por 'Humvee'. 

Ainda segundo o EMGFA, desconhecem-se as causas do acidente, mas "a forte precipitação que assola a região, bem como o estado altamente precário da rede viária, poderão ter sido causas contributivas para o despiste".

A equipa de médicos do Exército português está a acompanhar a evolução clínica do militar, em estreita ligação com os médicos do Hospital das Forças Armadas em Portugal.

A família do soldado já foi, entretanto, informada do acidente.

O conflito neste país, com o tamanho da França e uma população que é menos de metade da portuguesa (4,6 milhões), já provocou 700 mil deslocados e 570 mil refugiados e colocou 2,5 milhões de pessoas a necessitarem de ajuda humanitária.

O Governo controla cerca de um quinto do território. O resto é dividido por mais de 15 milícias que procuram obter dinheiro através de raptos, extorsão, bloqueio de vias de comunicação, recursos minerais (diamantes e ouro, entre outros), roubo de gado e abate de elefantes para venda de marfim.

Portugal está presente na RCA desde o início de 2017, no quadro da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização na República Centro-Africana (MINUSCA), cujo 2.º comandante é o major-general do Exército Marco Serronha.

Portugal integra a MINUSCA, com a 5.ª Força Nacional Destacada (FND), e lidera a Missão Europeia de Treino Militar-República Centro-Africana (EUMT-RCA), que é comandada pelo brigadeiro-general Hermínio Teodoro Maio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório