Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Mais de 100 operacionais consolidam extinção do fogo de Monchique

Mais de 100 operacionais estão hoje empenhados na consolidação da extinção do incêndio que na quarta-feira deflagrou em Monchique, uma operação que vai também contar com a intervenção de um pelotão militar, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.

Mais de 100 operacionais consolidam extinção do fogo de Monchique
Notícias ao Minuto

10:38 - 13/06/19 por Lusa

País Incêndios

Às 10:30 encontrava-se no terreno um dispositivo de 129 operacionais, apoiados por 47 veículos e duas máquinas de rasto, tendo também sido mobilizado um pelotão das Forças Armadas, que chegará de Lisboa para participar na operação, referiu a fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro.

Apesar de o combate às chamas ter sido dificultado pelos difíceis acessos e por vento forte, hoje verifica-se um desagravamento da temperatura e do vento, "não se prevendo que as condições se alterem de forma significativa e que venha a afetar a operação", adiantou.

O combate ao incêndio, que foi considerado dominado às 18:42, chegou a envolver mais de 200 operacionais e 10 meios aéreos, embora sem provocar feridos ou afetar habitações.

O incêndio deflagrou na localidade Chã da Casinha, a norte do concelho de Monchique, no distrito de Faro, numa zona próxima da fronteira com o concelho de Odemira, no distrito de Beja, pelas 15:00.

O concelho de Monchique registou, em agosto de 2018, o maior incêndio do ano na Europa, destruindo 27 mil hectares e um total de 74 habitações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório