Meteorologia

  • 22 JULHO 2019
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 19º

Edição

Alerta DECO, protetor à venda por cá anuncia proteção 50+ mas só tem 15

A Deco anunciou hoje que enviou para o Infarmed os resultados dos testes a um protetor solar para crianças que publicita um nível de proteção alegadamente inferior ao apurado em testes de laboratório.

Alerta DECO, protetor à venda por cá anuncia proteção 50+ mas só tem 15
Notícias ao Minuto

16:48 - 31/05/19 por Lusa

País Protetor Solar

"O protetor solar ISDIN Fotoprotetor Pediatrics Transparent Spray indica um fator de proteção solar (FPS) 50+, mas os testes em laboratório revelam que deveria estar rotulado com FPS 15",o alerta é da DECO e surge depois de terem sido detetados na vizinha Espanha dois protetores com proteção abaixo da anunciada.

A associação de defesa do consumidor pretende que a Autoridade do Medicamento (Infarmed) "atue em conformidade", depois dos resultados conhecidos em Portugal para o produto, à venda noutros países.

"As associações de consumidores da Bélgica e de Espanha também adquiriram, nos respetivos países, o protetor solar ISDIN Fotoprotetor Pediatrics Transparent Spray 50+ e enviaram-no para laboratório. Os resultados foram iguais aos obtidos pelo produto comprado em Portugal", lê-se na informação divulgada pela associação portuguesa.

A DECO informou igualmente o fabricante: "A ISDIN apresentou argumentos que justificavam a repetição do teste. Comprámos novamente o produto e enviámo-lo para laboratório. Os testes confirmaram os resultados: o FPS indicado no rótulo não deveria ser 50+, mas 15".

O FPS indica a capacidade para filtrar os raios ultravioletas do tipo B (UVB). Mas é também necessário defender a pele da radiação do tipo A (UVA), alertou a associação.

"De acordo com a Comissão Europeia, o índice desta proteção deve ser um terço do FPS indicado, o que também não é cumprido pelo ISDIN Fotoprotetor Pediatrics Transparent Spray 50+", acrescenta a Deco no documento.

A Direção-Geral da Saúde recomenda a utilização de um protetor solar com FPS mínimo de 30, independentemente do tipo de pele. "Para as crianças, que têm a pele mais sensível, aconselhamos uma proteção superior", indica a defesa do consumidor.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório