Meteorologia

  • 19 JUNHO 2019
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 19º

Edição

Termómetros a subir colocam 11 distritos em risco máximo de incêndio

Onze concelhos do interior do país e do Algarve estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Temperaturas no fim de semana vão oscilar entre os 26ºC e os 30ºC.

Termómetros a subir colocam 11 distritos em risco máximo de incêndio
Notícias ao Minuto

07:39 - 24/05/19 por Lusa

País IPMA

O IPMA colocou em risco máximo os concelhos de Torre de Moncorvo (Bragança), Figueira de Castelo Rodrigo e Sabugal (Guarda), Penamacor (Castelo Branco), Gavião (Portalegre), Sardoal (Santarém) e os municípios algarvios de Alcoutim, Castro Marim, Tavira, Faro e Loulé, todos do distrito de Faro.

Em risco muito elevado de incêndio estão outros cerca de 40 concelhos do interior Norte, Centro, Alentejo e Algarve.

De acordo com o IPMA, estão ainda em risco elevado mais de uma centena de outros municípios do interior Norte e do Centro e Sul do país.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de "reduzido" a "máximo", sendo o "elevado" o terceiro nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado, vento moderado a forte e com rajadas no litoral oeste e terras altas e uma pequena subida da temperatura máxima na região Norte e no interior Centro.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 9 graus Celsius (em Bragança, Braga e Guarda) e os 15 (em Faro e Santarém) e as máximas entre os 21 (Aveiro e Sagres) e os 30 graus (Faro e Évora).

 Calor em fim de semana de eleições

O dia das eleições europeias vai ser marcado por céu pouco nublado ou limpo e temperaturas que vão oscilar entre os 26 e os 30 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Madalena Rodrigues.

"A partir de sexta-feira vai predominar o céu pouco nublado ou limpo e uma subida gradual das temperaturas até domingo", indicou a especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com Madalena Rodrigues, no fim de semana e, em especial, no domingo dia das eleições europeias, as temperaturas vão rondar os 30 graus.

"Estamos a falar de temperaturas em todo o território acima dos 26 graus, podendo atingir os 30 graus na região Sul e no Vale do Tejo", disse.

A subida, explicou a meteorologista, será gradual e de um a dois graus Celsius todos os dias a partir de  esta sexta-feira.

"Para domingo estamos a prever 25 graus de máxima para o Porto, 30 para Lisboa e 25 para Faro. As mínimas estarão à volta dos 09/11 graus no interior e entre os 13 e os 16 nas restantes regiões do continente", disse.

Apesar do bom tempo previsto para domingo, Madalena Rodrigues indicou que a previsão aponta para algum vento que pode ser por vezes forte com rajadas na ordem dos 60 quilómetros por hora no litoral e nas terras altas.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório