Procurar

"Julgamento sem precedentes". Caso Cova da Moura é notícia lá fora

A condenação dos oito agentes da PSP no caso da Cova da Moura chamou a atenção da imprensa internacional.

"Julgamento sem precedentes". Caso Cova da Moura é notícia lá fora

© Global Imagens 

Filipa Matias Pereira
21/05/2019 22:40 ‧ há 6 anos por Filipa Matias Pereira

Oito dos 17 polícias agentes da Polícia de Segurança Pública da esquadra de Alfragide, na Amadora, que estavam acusados foram condenados por crimes de sequestro e ofensas à integridade física agravada. Em causa estão os crimes na Cova da Moura e o acórdão do coletivo de juízes chegou mesmo à imprensa internacional.

A BCC noticia que "polícias portugueses" foram "condenados por atentados contra jovens negros", detalhando que oito agentes foram considerados "culpados de sequestro e espancamento de seis jovens negros num bairro perto de Lisboa em 2015".

Esta é, como explica o jornal na plataforma online, "a primeira vez que tantos oficiais foram condenados num caso como este em Portugal".

Recorda a BBC que o caso começou a 'desenhar-se' quando um homem foi detido por estar acusado de atirar pedras a um carro da polícia. E quando outros cinco foram até à esquadra protestar, acabaram também detidos. "Os seis jovens, com idades compreendidas entre os 23 e os 25 anos na altura, viviam na Cova da Moura - um bairro predominantemente habitado por imigrantes de Cabo Verde, uma antiga colónia portuguesa em África - na cidade da Amadora", escreve a BBC.

É simultaneamente citada a sentença, recordando-se que os juízes consideraram que houve um "grande abuso de autoridade" por parte dos agentes que levaram a cabo "prisões injustificadas". Adianta o meio de comunicação que as vítimas irão receber uma indemnização de 10 mil euros e que os advogados dos arguidos vão recorrer da decisão.

Diz também a Al Jazeera que "polícias portugueses foram sentenciados num julgamento sem precedentes". Refere a estação de televisão que este foi "o fim - pelo menos por enquanto - de um processo judicial sem precedentes que viu 17 agentes em julgamento, trazendo para o público a questão do racismo institucional e da violência policial em Portugal".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10