Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Helicóptero transportou Santana Lopes. Excesso de zelo ou justificado?

Pedro Santana Lopes e Paulo Sande sofreram, esta quarta-feira, um acidente de viação na A1. Devido à suspeita de traumatismo torácico, o presidente do partido Aliança foi transportado de helicóptero para o Hospital Universitário de Coimbra. Para a mesma unidade hospitalar seguiu o cabeça-de-lista às eleições europeias, mas de ambulância. Ambos foram considerados feridos ligeiros, então o que justifica o recurso ao meio aéreo?

Helicóptero transportou Santana Lopes. Excesso de zelo ou justificado?
Notícias ao Minuto

21:39 - 15/05/19 por Patrícia Martins Carvalho

País Acidente A1

O alerta para o acidente chegou às autoridades poucos minutos depois das 17h00. Uma viatura ligeira – Lexus – tinha-se despistado e capotado ao longo do quilómetro 136 da A1, no sentido Norte-Sul, na zona de Pombal.

Paulo Sande viria a sair da viatura pelo seu próprio pé, mas Pedro Santana Lopes ficou encarcerado, só tendo conseguido sair com o auxílio dos bombeiros e já imobilizado com um colar cervical.

Para o local foram mobilizados os bombeiros das corporações de Pombal e Soure, uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Centro Hospitalar de Coimbra, uma patrulha da GNR e ainda um helicóptero do INEM de Santa Comba Dão.

De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria, tanto Paulo Sande como Pedro Santana Lopes foram considerados feridos ligeiros pela “equipa médica do INEM no local” que, após a avaliação, considerou necessário o transporte aéreo do líder do Aliança.

“O helicóptero é sempre ativado”

O Notícias ao Minuto questionou fonte oficial do INEM acerca da mobilização do helicóptero de emergência médica para uma ocorrência da qual haviam resultado dois feridos ligeiros. “O helicóptero é sempre ativado”, começou por dizer a mesma fonte, acrescentando que depois “se a equipa terrestre no local [do acidente] não verificar a necessidade do helicóptero, o mesmo é desmobilizado”.

Neste caso concreto, o helicóptero “foi acionado porque o CODU [Centro de Orientação de Doentes Urgentes] recebeu a informação de que tinha havido um acidente grave, com capotamento e dois encarcerados”.

Depois, explicou a mesma fonte, a “equipa médica terrestre do INEM avaliou os dois feridos – só Pedro Santana Lopes estava encarcerado -, comunicou os dados ao CODU e foi decisão do CODU e da equipa médica no local que era necessário o helitransporte de uma das vítimas”.

Apesar de nenhuma das vítimas “correr risco de vida”, os médicos suspeitavam que Pedro Santana Lopes tivesse um “traumatismo torácico” e Paulo Sande um “traumatismo craniano”. Por essa razão, e porque um “traumatismo torácico pode ser muito grave”, o líder do Aliança foi transportado de helicóptero para o hospital e o cabeça-de-lista às europeias de ambulância. Ambos com “acompanhamento médico”.

Neste sentido, sustenta a fonte oficial do INEM, “está perfeitamente justificado o acionamento do helicóptero”. Opinião distinta têm dois técnicos do INEM com quem o Notícias ao Minuto conversou a este respeito.

Preferindo manter o anonimato, ambos referiram que esta "não era situação para um transporte de helicóptero". "Este meio só é acionado para situações de gravidade”, disse um dos técnicos que contou com a corroboração do outro.

Por outro lado, um bombeiro - que preferiu não ser identificado - explicou que o acionamento do helicóptero pode ser justificado pelo facto de haver “suspeitas de um trauma torácico derivado ao síndrome de esmagamento por ter estado encarcerado”.

Estado de saúde de Santana e Sande evolui favoravelmente

Há instantes, o partido Aliança emitiu um comunicado no qual fez um ponto de situação do estado de saúde dos dois dirigentes. “De acordo com as mais recentes informações disponibilizadas pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, a situação clínica de ambos é estável e favorável”, lê-se na nota enviada às redações.

Quanto à campanha, informa o partido que manter-se-á suspensa até que o estado de saúde de ambos melhore.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório