Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Militar nos cuidados intensivos devido a golpe de calor durante prova

Soldado está internado no Hospital de Abrantes.

Militar nos cuidados intensivos devido a golpe de calor durante prova
Notícias ao Minuto

22:11 - 14/05/19 por Patrícia Martins Carvalho

País Abrantes

Um soldado do Exército foi internado, esta terça-feira ao final da tarde, na sequência de um golpe de calor sofrido durante uma prova realizada no Campo Militar de Santa Margarida, avança o jornal Público.

A porta-voz do Exército confirmou a situação ao Notícias ao Minuto, explicando que o jovem soldado, cuja idade se situará entre os 18 e os 20 anos, estava a realizar uma prova no âmbito do “curso de cabos” quando se sentiu mal.

A prova, explicou a major Elisabete Silva, era topográfica e com um percurso “curto”.

Dadas as condições meteorológicas registadas esta terça-feira e, “para prevenir situações de desidratação, o soldado tinha consigo um cantil, contando ainda com três pontos de apoio de água” ao longo do percurso de cerca de nove quilómetros que era feito em conjunto com outro soldado, sendo que "cada parelha tinha consigo um telemóvel" caso acontecesse alguma coisa.

O militar, refere ainda a mesma fonte, trajava um "uniforme ligeiro e não de combate", o que significa que "não tinha nem capacete, nem mochila". Consigo levava apenas o "cantil e a arma" e, apesar das medidas de prevenção, o soldado acabou por se sentir mal, tendo sido "assistido de imediato no centro de saúde” existente no interior do Campo de Santa Margarida.

Dada a gravidade da situação foi acionado o INEM que transportou a vítima para o Hospital de Abrantes onde se encontra, desde então, internado.

Quanto ao seu estado de saúde, a major não adiantou pormenores, dizendo apenas que o jovem se encontra nos cuidados intensivos da unidade hospitalar.

A família do soldado já foi informada do sucedido e a major Elisabete Silva frisou que o Exército irá “providenciar todo o apoio necessário, tanto a nível de alojamento, como de alimentação”.

“Como sempre acontece nestes casos foi aberto um processo de averiguações para apurar o sucedido”, terminou a major.

Recorde-se que, em 2016, dois instruendos do curso de Comandos do Exército morreram durante a realização da chamada Prova Zero, tendo sofrido também um golpe de calor.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório